13/05/2009 - 16h28min
Dos Gabinetes - Seminário discute ação dos conselhos tutelares
Os desafios, as ações, as denúncias e as perspectivas que emergiram dos 17 Seminários Regionais de Formação, que reuniram cerca de 6.500 participantes entre março e abril deste ano, são os temas do VII Seminário Estadual de Formação, iniciado nessa quarta-feira (13) no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), de São José. Representando a presidência da Assembleia Legislativa, a deputada Professora Odete de Jesus (PRB) participou da abertura oficial do evento, destacando a responsabilidade dos pais na criação e formação dos filhos.
Em sua manifestação, Odete lembrou que falta mais responsabilidade a muitos pais e mães. \"Tem muita gente gerando filhos sem qualquer estrutura material ou psicológica. Na maioria das vezes, acabam gerando um enorme custo para a sociedade\", afirmou. \"Temos que garantir os direitos das crianças e adolescentes, mas também precisamos cobrar responsabilidades\", completou.
O presidente da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares e do Instituto Geração Criança (IGC), Paulo Vendelino Kons, diz não ser mais \"possível que a família, a comunidade e os governos permaneçam anestesiados frente à situação grave e emergente com a qual nos deparamos diariamente, que exige o reconhecimento das lacunas e de nossas omissões, mas sobretudo de ações que garantam concretamente o que o Estatuto da Criança e do Adolescente assegurou há mais de 18 anos” afirma enfático.
O seminário acontece até as 17 horas de sexta-feira (15) e elegerá cinco articuladores macrorregionais com a missão de monitorarem o cumprimento das propostas e ações deliberadas. Também serão votadas as Diretrizes Procedimentais dos Conselhos Tutelares de Santa Catarina.
Ivan Pimentel
Assessor de Imprensa da deputada Professora Odete de Jesus
(48) 3221-2686