21/09/2009 - 13h04min
Dos Gabinetes - Semana de estudos e conscientização da Síndrome do X Frágil
Síndrome pouco conhecida, responsável por um grande número de doenças associadas ao retardo mental e distúrbio do aprendizado, o X Frágil atinge um em cada 2 mil meninos e uma em cada 4 mil meninas nascidos vivos. É a segunda síndrome cromossômica mais freqüente após a Síndrome de Down.
Especialistas em neurogenia afirmam que essa é a causa mais freqüente no mundo de deficiência mental herdada de forma genética. Uma de cada 259 mulheres tem a pré-mutação, ou seja, não apresenta qualquer sintoma da doença, mas pode transmitir para seus filhos.
No Brasil não existem estatísticas formais sobre o assunto - que só começou a ser estudado pela área médica a partir de 1960 -, constata-se, porém, um freqüente desconhecimento dessa causa de comprometimento mental, tanto por parte de profissionais da área da saúde como da educação e, principalmente, por parte da população.
Em Santa Catarina, como forma de chamar atenção do público para o problema, uma lei de autoria do deputado Edison Andrino (PMDB), aprovada pela Assembleia, estabeleceu a data de 22 de setembro como o Dia Estadual de Conscientização do X Frágil, e 22 a 28 de setembro como a Semana Estadual de Estudos e Conscientização sobre a Síndrome do X Frágil.
Para valorizar a data, o 3º Encontro Catarinense da Síndrome do X Frágil será realizado no dia 28, com uma programação de palestras e depoimentos, das 9 às 17 horas, no auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa.
Haverá, também, a distribuição de cartilha informativa sobre diagnóstico, sintomas e prevenção da síndrome. Os organizadores pretendem, ainda, marcar a data com uma extensa agenda de entrevistas durante a semana em jornais, rádios e televisão com especialistas falando sobre o assunto.
Luiz Carlos Padilha
Assessor de Imprensa
(48) 9980. 1141
O que: 3° Encontro Catarinense da Síndrome do X Frágil
Quando: 28 de setembro, das 9h às 17h
Onde: Auditório Antonieta de Barros / Assembleia Legislativa
Programação: http://www.neurogene.floripa.com.br/
Contatos: Dra. Ingrid Tremel Barbato (48) 3223.0229
Associação Catarinense da Síndrome do X Frágil
Luiz Carlos Padilha (48) 3221.2698 / 9980.1141
Assessor de Imprensa deputado Edison Andrino