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30/09/2009 - 11h54min

Dos Gabinetes - Recuperação do ramal de Mafra rumo ao Oeste é defendida na Assembleia

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Deputado Antonio Aguiar (PMDB)
A defesa da reativação do ramal ferroviário que vai de Mafra em direção ao Meio Oeste e ao Rio Grande do Sul foi novamente defendida pelo deputado Antônio Aguiar (PMDB) na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (29). O parlamentar sugere a recuperação do trecho como opção para impulsionar o avanço da malha rumo ao Oeste, entendendo que é uma solução com maior viabilidade econômica que a construção de uma nova ferrovia. O assunto vem sendo debatido nas últimas semanas. Aguiar foi quem trouxe a proposta de recuperação da antiga ligação com a região Sul, que foi progressivamente desativado desde a construção de um segundo ramal entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, nos anos 30 do século passado. O motivo é que aquela linha tem traçado com menor variação de declividade e curvas, o que permite ganho de tempo e utilização de composições maiores. Com a perspectiva de o governo federal definir a contratação do projeto da Ferrovia Litorânea, unindo os portos catarinenses, Aguiar passou a defender que o estímulo à maior utilização do ramal entre São Francisco do Sul a Mafra enseje também a recuperação do ramal rumo ao Oeste, que pode dar origem à construção da chamada Ferrovia do Frango até Chapecó, ou mesmo Dionísio Cerqueira, para dar vazão à produção agroindustrial da região. Da tribuna, ao considerar que a recuperação do ramal do Planalto Norte tem maior viabilidade econômica que a construção de uma ferrovia nova desde Itajaí até o Oeste, Aguiar recebeu apartes dos deputados Darci de Matos (DEM) e Serafim Venzon (PSDB). Há duas semanas, quando levantou a proposta, também se manifestaram em favor da valorização do modal ferroviário os deputado Nilson Gonçalves (PSDB), Professor Sérgio Grando (PPS) e Carlos Chiodini (PMDB). “Questiono se a ligação com o Oeste não poderia ensejar o reaproveitamento do traçado do ramal já existente, com uma expansão dos trilhos a partir de Herval do Oeste, até para atender a aspiração de uma ligação bioceânica a partir de Santa Catarina”, colocou Aguiar. O parlamentar tem aprofundado estudos sobre as ferrovias, levando em conta a perspectiva de valorização deste modal para baratear o transporte de cargas. Ele admite que a privatização do setor, a partir dos anos 90, rendeu investimentos, inclusive com a recuperação de equipamentos, mas houve abandono de grande parte dos ramais e há questões complexas, como a do compartilhamento das malhas e a disponibilidade das linhas por diferentes operadores ferroviários. Evory Pedro Schmitt Assessor de Imprensa da Bancada do PMDB www.bancadadopmdb.com.br (48) 3221.2883 / 9922.0359
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