10/07/2009 - 15h34min
Dos Gabinetes - Política de prevenção e tratamento do câncer bucal é tema de projeto de lei
A criação de política de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer bucal é tema do Projeto de Lei nº 251/09 apresentado esta semana na Assembleia pelo líder da bancada do PMDB, deputado Antônio Aguiar. A proposta visa, entre outras ações, criar campanhas sobre a necessidade do auto-exame, seguindo orientações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), bem como de exames especializados quando há evidências da doença.
O alcoolismo e o hábito de fumar estão entre as principais causas da doença, que também é associada a fatores genéticos e exposição exagerada ao sol. O diagnóstico precoce garante ao paciente ter expectativas melhores com o tratamento. Daí a importância de divulgação das ações preventivas, que iniciam com a atenção para mudanças de aparências nos lábios, com o surgimento de caroços, feridas e sangramentos.
Em estudo do Inca feito em 2005, a doença estava entre os principais tipos de câncer detectados tanto entre homens como mulheres, com um total aproximado de 14 mil casos diagnosticados no país. A região Sul tem grande incidência, e Aguiar tem observado o crescimento em Santa Catarina. A conscientização dos cirurgiões dentistas e demais profissionais de saúde, e a capacitação para os agentes de saúde da rede pública, por isso, ganha relevância, no processo de encaminhamento de pacientes para centros especializados.
“A proposta é conscientizar a população e criar ações eficientes de saúde para atender portadores da doença, de modo a garantir expectativa de cura”, justifica Aguiar, que propõe, em seu projeto, o engajamento da rede pública e entidades de classes, tanto médica quanto odontológica.
Evory Pedro Schmitt
Assessor de Imprensa da Bancada do PMDB
www.bancadadopmdb.com.br
(48) 3221-2883 ou 9922-0359