06/05/2009 - 17h31min
Dos Gabinetes - Pesca da tainha: Comissão entrega ao Ibama pedido de revogação do novo limite de bal
O presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), entregou ao Ibama, nesta quarta-feira (6), em Brasília, o pedido de revogação do artigo 6º da Instrução Normativa 171, que determina às embarcações de pesca artesanal o limite mínimo de 1.800 metros da praia para a captura de cardumes de tainha. A norma de 2008 é válida para a atividade realizada a partir de 2009. A pesca da tainha inicia oficialmente no dia 15 de maio.
O documento foi aprovado em uma reunião da comissão de 29 de abril, com a participação de diversas entidades ligadas à pesca e colônias de pescadores. A proposta é aplicar a norma da portaria anterior, que estabelece em 800 metros a distância do balizamento. Padre Pedro reuniu-se com o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, o chefe de gabinete, Vitor Kaniak, e as técnicas da Coordenadoria Geral de Gestão de Recursos Pesqueiros do Ibama, Maria Leite e Jacinta Dias.
O balizamento estabelece limites e diminui a possibilidade de conflitos entre as diversas modalidades de pesca, e também entre pescadores e surfistas.
Cássio Turra
Assessor de Imprensa do deputado Padre Pedro Baldissera
(48) 3221-2726 ou 9947-2049
www.padrepedro.com.br