27/05/2009 - 18h09min
Dos Gabinetes - Oposição esvazia quorum e governo não aprova MP de empréstimo à Casan
O governo do Estado não conseguiu passar, nesta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, uma Medida Provisória que autorizava o Executivo catarinense a prestar contragarantia para que a Casan realizasse operação de crédito externa junto ao Japan Internacional Cooperation, no valor de até US$ 142.835.000,00 (cento e quarenta e dois milhões e oitocentos e trinta e cinco mil dólares).
A bancada do Partido dos Trabalhadores liderou uma retirada do Plenário, com os parlamentares do PP e o líder do PDT, Sargento Amauri Soares. A retirada se deu pela falta de informações sobre o cronograma financeiro do empréstimo.
Na terça-feira, os petistas já haviam se abstido em relação a MP na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo mesmo motivo. Ouviram a promessa do líder do governo que as informações seriam anexadas até a votação em Plenário. Como isso não ocorreu, propuseram a saída do Plenário. Sem quorum, a medida não poôde ser votada. Outras quatro MPs, que cumpriam os requisitos básicos, foram aprovadas na mesma sessão, com apoio da oposição.
\"O governo não pode, por ter maioria, querer atropelar e desrespeitar a oposição e aprovar qualquer coisa, sem os pré-requisitos mínimos de transparência\", protestou o deputado Pedro Uczai (PT).
Gilberto Del'Pozzo
Assessor de Imprensa da bancada do PT
www.bancadaptsc.org.br
del_pozzo@yahoo.com.br
(48) 3221 2824 / 9983 1333