13/05/2009 - 12h42min
Dos Gabinetes - Ministro da Previdência vem a Santa Catarina a convite de Jailson
O Ministro da Previdência, José Pimentel, confirmou sua presença na audiência pública que o deputado Jailson Lima da Silva (PT), segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, promove no dia 3 de julho para debater a rede do INSS em Santa Catarina, principalmente no que tange ao atendimento do trabalhador vítima de doenças ocupacionais, com ênfase para as chamadas LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
No dia seguinte, 4 de julho, o ministro seguirá para Chapecó, onde discutirá o mesmo tema, a convite do deputado federal Cláudio Vignatti (PT). Vignatti intermediou e acompanhou o deputado Jailson na audiência com o ministro Pimentel, em Brasília, na manhã desta terça-feira (12).
Jailson ainda obteve do ministro a garantia de que o INSS instituirá em sua estrutura, o mais rápido possível, uma diretoria voltada especificamente para a Segurança no Trabalho, expandindo o atendimento para todo o país. “Somente em Santa Catarina os acidentes de trabalho aumentaram em menos de dois anos, para 600 mil em média. São números alarmantes. Também é necessário viabilizar a reabilitação efetiva para o trabalho, de forma humana e digna”, salientou o parlamentar. Os encaminhamentos dados por Jailson no Ministério da Previdência também são resultado da audiência pública realizada em parceria com o Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador, no dia 29 de abril. O documento final, com todos os encaminhamentos e que está sendo elaborado por um grupo coordenado pelo fórum, será entregue em mãos ao ministro na abertura da audiência do dia 4 de julho.
Nos debates em que o ministro vai participar também serão aprofundados temas como a melhoria do atendimento do INSS e a expansão da rede de atendimento da Previdência Social. Há projetos de pelo menos 14 novas agências em Santa Catarina. “Em Ituporanga, a prefeitura está viabilizando o terreno, num projeto de R$ 1,2 milhão, para abrigar uma estrutura ampliada do INSS”, exemplificou o deputado Jailson. A ampliação da rede física, segundo sinalizou Pimentel, vai representar também o incremento do leque de ações da Previdência Social.
Mirela Maria Vieira
Assessora de Imprensa do deputado Jailson Lima
(48) 3221-2638