10/06/2009 - 17h14min
Dos Gabinetes - Medidas Estiagem
Uma moção apresentada pelo deputado Padre Pedro (PT) nesta terça-feira (9), e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, pede à Presidência da República ação imediata no sentido de agilizar as operações, com recursos do governo federal, dirigidas às famílias de agricultores que tiveram prejuízos com a estiagem. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) anunciou a liberação de mais de R$ 1,1 bilhão para a prorrogação das dívidas do Pronaf e outras ações de apoio, contudo, os bancos ainda não estão operando com os recursos.
Conforme o deputado Padre Pedro, muitos agricultores e agricultoras relatam dificuldades na negociação com as instituições financeiras, que ainda não dispõem de mecanismos para por em prática a utilização do dinheiro. “A falta da normatização das medidas está causando um atraso que, para as famílias da agricultura familiar, é muito angustiante”, afirma o parlamentar, referindo-se à resolução 3724, do Banco Central, que liberou os recursos.
O dinheiro liberado pelo MDA será utilizado na prorrogação de dívidas do Pronaf Custeio e do Pronaf Investimento, com regras específicas, e beneficiará quase 300 mil famílias em todo País. Além disso, também está previsto um crédito emergencial no valor de R$ 2 mil. “A agricultura familiar do Sul do Brasil, principalmente, que foi mais atingida pela estiagem, depende dessa medida emergencial para, a curto prazo, manter sua atividade e o sustento de milhares de famílias”, disse Padre Pedro.
Pequenos agricultores, assentados e camponeses de 137 municípios de SC serão beneficiados pelas medidas de apoio anunciadas pelo MDA.
Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726