17/06/2009 - 17h13min
Dos Gabinetes – Lula vem a Santa Catarina oficializar criação de Ministério da Pesca, anuncia Dresch
O líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Dirceu Dresch, anunciou durante a sessão plenária desta quarta-feira, 17, a possibilidade concreta de o presidente da Lula vir a Santa Catarina oficializar a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, já aprovado pelo Congresso Nacional. O lançamento oficial do novo ministério, que é comandado pelo catarinense Altemir Gregolin, vai acontecer em Itajaí, ainda no mês de junho. No mesmo ato, Lula deverá sancionar a Lei da Pesca, que tramitou durante 14 anos no Congresso até ser aprovada no último dia 10.
O líder do PT enalteceu a importância da decisão do presidente Lula de transformar a Secretaria Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (Seap), criada em 2003, em ministério, e afirmou que a decisão deve-se em grande parte ao trabalho desenvolvido pelo atual ministro Altemir Gregolin e seu antecessor, José Fritsch. Com a transformação em ministério, o órgão terá seu orçamento anual dobrado, seu quadro técnico funcional será ampliado e passará a contar com superintendências federais em todos os estados. “O governo Lula passou a tratar o setor da pesca como política pública de Estado de longo prazo, possibilitando que esse importante setor possa se desenvolver econômica e socialmente.”
Dresch avalia que a criação do Ministério da Pesca e a efetivação da Lei da Pesca trazem uma nova perspectiva de desenvolvimento para o setor. “As politicas públicas e ações que a Seap já está implementando serão potencializadas. Será um salto na organização e na produção da cadeia produtiva da pesca. Aqui no estado temos um potencial enorme, tanto no litoral como no interior. A aquicultura é uma grande oportunidade de renda para o agricultor familiar”, lembrou Dresch.
Assessoria de Imprensa do deputado Dirceu Dresch – Líder do PT na Assembléia Legislativa / 48- 9944 0190 / 48- 3221 2628