05/05/2009 - 16h55min
Dos Gabinetes - Líder do PT avalia ações do governo do Estado para combate à estiagem
O deputado Dirceu Dresch, líder do PT na Assembleia Legislativa, avaliou durante a sessão legislativa desta terça-feira (5) as medidas anunciadas pelo governo do Estado para fazer frente à estiagem que castiga a região Oeste de Santa Catarina. O parlamentar considerou positiva a medida que visa ampliar a construção de cisternas no meio rural para armazenar a água da chuva. E aproveitou também para pedir ao governador a implementação urgente no estado de uma política que remunere o agricultor que preserva o meio ambiente.
O deputado relatou a situação dramática pela qual estão passando os agricultores das regiões Oeste e Extremo-Oeste. “Os prejuízos são incalculáveis. Há perdas em todos os cultivos, em especial na produção de leite. Muitas propriedades de aves e suínos estão paradas, devido à falta de água. Há dificuldades enormes para dar de beber aos animais e até para a própria família. A perda da produção vai agravar o problema do endividamento agrícola e isso terá efeitos em toda a economia da região\", relatou Dresch. Segundo ele, são poucas as propriedades com sistema de armazenamento de água da chuva, por isso o anúncio do governo do Estado de oferecer recursos com juros subsidiados para a construção de cisternas é importante para reverter o quadro.
Dresch recomendou que o governo implemente, de forma imediata, uma política de compensação por serviços ambientais, como forma de preservar nascentes e cursos d’água. A medida é tida como fundamental para a preservação ambiental e a geração de renda para o agricultor familiar. “É uma política importante para recuperarmos nossas fontes de água, a mata ciliar e as reservas subterrâneas. É preciso reverter esse quadro e isso leva tempo. Infelizmente, os governos só veem esse problema em tempos de estiagem. Quando ela passa, as coisas continuam na mesma”, justificou.
Socorro em Brasília
O deputado Dirceu Dresch viaja a Brasília nesta quarta-feira (6), junto com prefeitos da região, com o deputado federal Cláudio Vignatti e com a senadora Ideli Salvatti, ambos do PT, para discutir com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, medidas emergenciais à região afetada. “Precisamos garantir recursos, tanto do governo do Estado como do governo federal, para os municípios atingidos. A falta de água afeta tanto as comunidades rurais como o meio urbano. Portanto, os prefeitos dessas regiões precisam de recursos para enfrentar a situação.”
Edson Junkes
Assessor de Imprensa do deputado Dirceu Dresch
Líder do PT na Assembléia Legislativa
(48) 9944-0190 ou 3221 2628