03/07/2009 - 15h11min
Dos Gabinetes – Lício contra a privatização da Celesc
O Conselho de Administração da Celesc foi convocado e reunido em caráter de emergência na quinta-feira à tarde (2) para discutir sobre a privatização da empresa. Ou seja, decidir sobre a transformação de ações preferenciais em ações ordinárias, retirando do governo a maioria do capital votante. Porém, o deputado Lício Mauro da Silveira (PP) e representantes do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis (Intercel), compareceram à reunião para barrar mais esta tentativa de privatização da Celesc.
No mercado de capitais, a Celesc tem um modelo de gestão denominado de governança corporativa nível 2, o que significa que a transparência é a tônica e este modelo reforça a participação do Conselho de Administração nas metas e rumos da empresa.
A pretensão dos acionistas interessados em mudar o nível de governança da Celesc era obter o controle acionário da empresa. Desta maneira conseguiriam obter um lucro inusitado, pois, a transformação de ações preferenciais em ações ordinárias valorizaria muito.
É bom ressaltar que a mudança pretendida seria importante se o governo tivesse ações suficientes para manter o controle acionário, mas o governo só possui 20% do total de ações da Celesc, o que representa pouco mais de 50% das ações ordinárias. E na transformação de ações preferenciais em ordinárias, o governo passaria a ter somente 20% do capital votante, retirando do governo do estado o controle da Celesc. Ou seja, a Celesc deixaria de ser empresa estatal e passaria a ser uma empresa privada. Pois, a maior parte de ações seria controlada pelo setor privado.
Com a intervenção do deputado Lício Mauro da Silveira, chamado às pressas pelo Sindicato, foi possível impedir mais essa tentativa de privatização da Celesc. O parlamentar chegou à reunião em tempo de demonstrar aos conselheiros a importância da continuidade da Celesc como empresa estatal. Graças ao domínio e conhecimento de ex-funcionário e diretor da empresa, o deputado Lício conseguiu argumentar sobre a situação da Celesc, explanando todos os momentos turbulentos pelos quais a empresa passou nos últimos anos. O deputado não se desligou dos problemas e por isso conseguiu, junto com os membros do Sindicato e com os votos favoráveis de alguns conselheiros, barrar a privatização da Celesc.
Em função da atuação do deputado Lício Mauro da Silveira, o único deputado presente na reunião, foi possível solicitar uma outra reunião com os diretores da Holding e da distribuição para conversar e definir alguns pontos imprescindíveis à continuidade administrativa e gerencial da Celesc. Esta reunião está marcada para segunda-feira (6), mas ainda não tem horário definido.
Lício agradece a compreensão do Conselho de Administração da Celesc por dar continuidade à empresa estatal. O deputado ainda parabeniza os sindicatos pela proteção aos empregados e, dessa maneira, os funcionários por continuarem exercendo um serviço público de qualidade em empresa estatal, o que orgulha a todos os catarinenses.
Assessoria de imprensa deputado Lício Mauro da Silveira (PP)
Jornalista: Patricia Zomer
(48) 8826-8936 / 7811-4346
www.liciosilveira.com.br