21/09/2009 - 14h51min
Dos Gabinetes - Lages ganha sistema de aquecimento solar
Acompanhado pelo gerente regional da Celesc, engenheiro João Nazareno Vieira Lima, o deputado Elizeu Mattos (PMDB) esteve na manhã de sábado (19) no bairro Santa Catarina, onde estão sendo instalados aparelhos de aquecimento solar. No total, 660 famílias serão beneficiadas com o empreendimento que irá reduzir em até 40% o valor mensal da tarifa de energia elétrica. A iniciativa, inédita na Serra catarinense, vai substituir o aquecimento de água do chuveiro através da energia elétrica pelo sistema de aquecimento solar. Os equipamentos - cada unidade, incluindo mão-de-obra e material necessário para a instalação, tem custo estimado de R$ 2.100,00 - estão sendo instalados gratuitamente e ainda possuem a garantia de cinco anos. “O chuveiro elétrico é um dos vilões que mais contribui para o alto valor de contas de energia elétrica e este sistema irá reduzir a conta em até 40%. Além disso, mesmo com mau tempo o sistema permite que a água se mantenha aquecida por três dias”, esclareceu o engenheiro.
A ação faz parte do projeto Energia do Futuro, que é desenvolvido pela Celesc Distribuição e a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab), e foi trazida à região pelo líder do governo na Assembleia. Elizeu Mattos disse que nos próximos dias estará enviando uma moção ao governo do Estado solicitando a ampliação deste importante projeto social. “Depois de Lages será a vez do município de Otacílio Costa receber a ação. Por lá, 160 famílias de baixo poder aquisitivo serão beneficiadas, mas queremos que este atendimento seja estendido a todos os conjuntos habitacionais populares.”
O parlamentar lembrou, ainda, que em Lages está sendo desenvolvido outro importante projeto de aquecedor solar. Este é feito com materiais descartáveis (garrafas pet e caixas Tetra Pak) e o primeiro deles, confeccionado pela Associação de Moradores do bairro Guarujá, através de uma cooperativa, foi instalado na creche Lar Menino Deus, no bairro Guarujá, e deverá entrar em funcionamento nos próximos dias. “Não é apenas a redução na conta de energia elétrica que estamos levando em conta, mas também os cuidados que devemos ter na preservação do meio ambiente”, ressaltou o deputado.
Carla Reche
Assessora de Imprensa do deputado Elizeu Mattos
Líder do Governo na Alesc
(49) 99187713 ou (48) 3221-2705