13/05/2009 - 12h38min
Dos Gabinetes - Itaiópolis sediará sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem a descendent
A cidade de Itaiópolis, no Planalto Norte, irá sediar pela primeira vez uma sessão especial da Assembleia Legislativa, às 16h deste sábado (16). O motivo é a comemoração do Dia Estadual da Imigração Polonesa, instituído pela Lei nº 14.164, de 2007. A sessão solene, programada para o salão paroquial da Igreja de São Estanislau, no bairro Alto Paraguaçu, foi proposta pelo deputado Antônio Aguiar (PMDB), também autor do projeto que ensejou a aprovação da lei alusiva à colonização eslava.
Itaiópolis é considerada a capital catarinense da cultura polonesa, levando em conta a presença no município de uma das mais significativas comunidades de descendentes poloneses do estado. Os imigrantes começaram a se fixar na antiga Colônia Lucena em 1890, época em que a Polônia passava por uma ocupação russa.
A colonização também se distribuiu para São Bento do Sul, Papanduva, Monte Castelo, Major Vieira, Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Porto União. De todos os municípios serão homenageados descendentes poloneses indicados pelas câmaras de vereadores locais.
O embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Kisielewski, é presença confirmada para a sessão, em sua segunda visita oficial a Santa Catarina. Também virá a cônsul-geral para a região Sul, Dorata Joana Barys. Ambos têm procurado incentivar políticas de intercâmbio cultural e econômico com os governos federal e estadual.
Evory Pedro Schmitt
Assessor de Imprensa da bancada do PMDB
(48) 3221.2883 / 9922.0359
www.bancadadopmdb.com.br