13/05/2009 - 16h46min
Dos Gabinetes - Governo federal libera recursos para estudo de viabilidade econômica do porto pesque
Na terça-feira (12), o deputado Décio Góes (PT) acompanhou o subsecretário de planejamento da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) do governo federal, José Claudenor Vermohlen, em uma visita ao gabinete do prefeito de Laguna, Célio Antônio (PT), para discutir o zoneamento do porto do município. Na ocasião, Vermohlen anunciou que o porto pesqueiro de Laguna será analisado por um estudo de viabilidade econômica, que vai ser elaborado com recursos já disponibilizados de R$ 400 mil da SEAP.
Além do objetivo de discutir o zoneamento do terminal pesqueiro, o encontro abordou a construção de mais 35 trapiches nas comunidades pesqueiras, apoio na instalação do curso de engenharia da pesca pela Udesc, qualificação da comercialização do comércio varejista de pescados, construção do Centro Integrado da Pesca Artesanal e dragagem do complexo lagunar. “Será o primeiro curso de engenharia de pesca no Sul do país. A demanda é muito grande e isso só vem a somar no desenvolvimento do setor”, destacou o Décio.
De acordo com o subsecretário de Planejamento da SEAP, com a diminuição de entrada de pescado no porto de Itajaí, Laguna passa a ser uma alternativa. Por isso, o estudo deverá mostrar quanto tempo será necessário para adequar o terminal pesqueiro à infraestrutura exigida pelo setor.
“Laguna já é referência na pesca, mas o objetivo é transformá-la num potencial econômico na área pesqueira”, diz Vermohlen.
Os representantes da SEAP anunciaram também a criação de um Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), para oferecer apoio logístico à pesca artesanal, que compreende: um entreposto de pescado, câmaras frias, sala de processamento de pescado, diesel e guincho para reparos em embarcações. Os pescadores que estão impossibilitados de comercializar o pescado em frente ao Mercado Público, devido a uma Ação Civil do Ministério Público, irão receber, numa parceria com a SEAP, quinze bancas da feira de pescado, autorizadas pela Anvisa e fornecidas pela Conab.
O deputado Décio acredita que nos próximos anos Laguna vai demonstrar todo o seu potencial econômico devido aos investimentos no setor pesqueiro. Após a conclusão do estudo, previsto para ficar pronto em até 120 dias, o governo federal e a prefeitura irão reiniciar os trabalhos para municipalizar o porto pesqueiro.
Luiz Henrique Fogaça
Assessor de Imprensa do deputado Décio Góes
(48) 3221-2665 ou 9901-0488