27/07/2009 - 16h28min
Dos Gabinetes - Frente concentra demandas do movimento social para o transporte da região metropolit
Parlamentares e representantes de diferentes partidos políticos, mas com perspectivas semelhantes sobre o transporte público, uniram-se na última sexta-feira (24) para defender um projeto comum para a mobilidade urbana da região metropolitana. O seminário “Construindo o novo transporte público da Grande Florianópolis”, uma iniciativa dos mandatos comunistas da deputada Angela Albino (PCdoB) e do vereador da Capital Ricardo Vieira (PCdoB), atraiu para o debate no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright integrantes do PT, PDT e PPS, além de diversas organizações que discutem o tema.
A atividade pretendia criar uma frente ampla capaz de dar sustentação à construção de um projeto comum a partir dos debates amadurecidos pelos movimentos sociais e comunitários nos últimos anos, materializando as idéias em políticas públicas e projetos de lei. Para instrumentalizar o debate, houve exposição dos professores da UFSC, Lino Peres e Werner Krauss, que contribuíram com a evolução da discussão sobre o transporte no Fórum da Cidade, e do integrante do Movimento Passe Livre, Marcelo Pomar.
Nas intervenções, os militantes traçaram um histórico da luta em defesa da criação de um novo projeto de transporte e os contornos dessa proposta, construída coletivamente e levando em conta os interesses sociais, o desenvolvimento humano e a defesa do meio ambiente.
Para o vereador Ricardo Vieira, autor do Projeto de Lei que destina 70% da receita obtida nas cobranças do sistema Zona Azul da Capital para subsidiar o transporte coletivo, a frente tem o desafio de sensibilizar o executivo para essa concepção do transporte. A realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Florianópolis para debater o edital de licitação das empresas que executarão o serviço, segundo Vieira, será uma oportunidade para aprofundar o tema.
Um dos principais avanços deste primeiro encontro, na avaliação da deputada Ângela Albino, foi o início do debate numa perspectiva metropolitana. Além de representantes da Câmara da Capital (vereador Márcio de Souza), compareceram representantes de vereadores de São José e Biguaçu. A frente pretende buscar a adesão de outros parlamentares da região. “Foi um primeiro e fundamental passo rumo à construção conjunta de um projeto que há anos defendemos. A união de todas essas forças mostra um momento especial, em que todos os atores aliam-se para a construção do sistema democrático e eficiente que queremos”, avalia a parlamentar.
Entre as entidades participantes, estiveram a Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina (Famesc), União Florianopolitana das Entidades Comunitárias (Ufeco), Núcleo Gestor do Plano Diretor da Capital, Fórum da Cidade, União da Juventude Socialista, Movimento Passe Livre, Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Ana Cláudia Araújo
Assessora de Imprensa da deputada Angela Albino
(48) 3221-2964