19/06/2009 - 15h01min
Dos Gabinetes - Ferrovia da Integração: encontro discute traçado
Um encontro realizado esta semana pela Frente Parlamentar das Ferrovias, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), discutiu propostas sobre o traçado da Ferrovia da Integração (Ferrovia do Frango), que ligará a região oeste aos portos catarinenses. A ferrovia inicialmente destinada ao transporte de cargas foi incluída este ano no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e já dispõe de R$ 45 milhões para a elaboração do estudo de viabilidade e do projeto técnico que deve ser concluído até dezembro de 2010.
Coordenada pelo deputado Pedro Uczai (PT), a Frente Parlamentar apresentou aos empresários e representantes das entidades duas propostas de traçado. Uma delas, elaborada pelo Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra), propõe o traçado de Chapecó ao Porto de São Francisco do Sul, passando pelos municípios de Joaçaba, Videira, Caçador, Canoinhas, Mafra e Joinville. Seria a maior em extensão, estimada em mais de 600 quilômetros e que utilizaria alguns trechos ferroviários já existentes da América Latina Logística e que teriam de ser revitalizados. O outro traçado foi proposto pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), e ligaria Chapecó ao Porto de Itajaí pelos municípios de Joaçaba, Ponte Alta, Rio do Sul e Blumenau. Neste caso, a extensão seria reduzida para aproximadamente 500 quilômetros e teria a vantagem de percorrer os municípios com maior potencial de incrementar sua produção ao longo do trecho.
Em sua fala, o presidente da ACIC, Vincenzo Mastrogiacomo, revelou que há 20 anos a região oeste discute a necessidade de uma ferrovia para otimizar o transporte da produção local até os portos. Porém, destacou que somente agora há uma perspectiva real com relação a essa obra. “Tivemos uma vitória muito importante este ano, porque a inclusão da ferrovia no PAC mostra que ela está mais perto de sair do papel”, disse o dirigente. Segundo Mastrogiacomo, estudos preliminares mostram que cerca de 1 mil containers, contendo 25 toneladas cada, são carregados diariamente na região. Com o transporte ferroviário, boa parte dessa produção seria transportada a custos menores, com maior agilidade e menos prejuízos à infra-estrutura rodoviária.
Entre as propostas apresentadas pela ACIC na reunião que durou cerca de duas horas está o apoio a implantação de um novo traçado, conforme a proposta do DNIT; a revitalização posterior de trechos já existentes da América Latina Logística e a inclusão de um ramal ferroviário até a região de Concórdia; a inclusão, já nos estudos de viabilidade e no projeto técnico, da continuidade da ferrovia a partir de Chapecó até o extremo-oeste do Estado; já levar em consideração o transporte de pessoas no futuro; e realizar audiências com o Ministério dos Transportes, para apresentar a proposta do traçado, e com a América Latina Logística, para tratar da revitalização dos trechos já existentes que pertencem à companhia.
Para o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Pedro Uczai, a reunião foi produtiva e importante para subsidiar os estudos que estão sendo feitos pelo DNIT, já que a contratação do projeto técnico depende da definição do traçado. Para Uczai, a opção da ACIC por um novo traçado deve fortalecer a estratégica de integração de Santa Catarina: “se pensarmos a longo prazo, é uma escolha determinante para a integração de diferentes regiões do estado, e do nosso estado com os estados vizinhos e com os países do Mercosul”, disse o parlamentar. Segundo Uczai, novas reuniões serão realizadas a partir de agora para que outras entidades possam se manifestar sobre o traçado.
Vagner Dalbosco
Assessor de Comunicação
Deputado Pedro Uczai (PT-SC)
(48) 3221-2662