05/08/2009 - 17h46min
Dos Gabinetes - Dresch repercute estudo do Ipea
O deputado Dirceu Dresch, líder do PT na Assembleia Legislativa, apresentou, nesta quarta-feira (5), o resultado de estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a “Desigualdade e Pobreza no Brasil Metropolitano Durante a Crise Internacional: Primeiros Resultados”. O estudo mostra que, apesar dos reflexos da crise financeira internacional na economia, o Brasil conseguiu diminuir a pobreza e a desigualdade nas principais metrópoles.
Segundo Dresch, esse cenário, diferente de todas as outras crises que o Brasil já enfrentou, se deve à estratégia do governo Lula para superar a crise, com fortes investimentos na infraestrutura, saneamento básico e habitação. \"Essa política, que gera empregos e desenvolvimento, mais os programas sociais e o crescimento da renda dos brasileiros, como o salário mínimo que teve um aumento real de quase 70% desde o início do governo Lula, são decisivos para esses bons resultados\", enfatizou.
O estudo analisou a evolução dos índices de desigualdade e pobreza no Brasil em seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Diferentemente do que aconteceu nos períodos de crise considerados no estudo (1982 a 1983; 1989 a 1990; e 1998 a 1999), quando a inflexão econômica implicou aumento da pobreza nas regiões metropolitanas nacionais, não se observou crescimento na taxa de pobreza nem mesmo após o último trimestre de 2008, período em que os efeitos da crise internacional começaram a atingir o país.
O líder do PT aproveitou para defender novamente a aprovação do piso estadual de salários. \"Que nosso estado siga o exemplo do governo federal, que vai para a ofensiva, distribuindo renda e ampliando o mercado interno, para enfrentar a crise\".
Gilberto Del'Pozzo
Assessor de Comunicação
Bancada Estadual do PT
www.bancadaptsc.org.br
del_pozzo@yahoo.com.br
(48) 3221 2824 / 9983 1333