13/08/2009 - 14h35min
Dos Gabinetes - Dresch prestigia ato de doação de terreno para sede da nova universidade federal em
O deputado Dirceu Dresch, líder da bancada do PT, participa nesta sexta-feira (14), da cerimônia de assinatura do convênio de doação do terreno para a construção da sede da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó. O ato acontece no auditório da prefeitura, às 9 horas.
“É mais um passo importante para a concretização deste grande sonho. Uma luta de anos do movimento social. Milhares de jovens oriundos da agricultura e demais pessoas poderão ter acesso ao ensino público superior gratuito e de qualidade. Será um salto para o desenvolvimento de toda a região”, afirma Dresch, que integra o movimento em prol da universidade e ressalta a importância do trabalho das lideranças políticas nesse processo, em especial do deputado federal Claudio Vignatti (PT-SC).
A sede da nova universidade federal de Santa Catarina ficará em um terreno de 91,6 hectares, na saída de Chapecó para a cidade de Guatambu. O terreno, de propriedade de Nilso Folle, será doado à prefeitura, que depois fará a doação para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tutora da nova universidade.
O projeto de criação da UFFS já foi aprovado na Câmara dos Deputados e tramita agora no Senado e tem como relatora a senadora catarinense Ideli Salvatti (PT). A nova universidade deve entrar em funcionamento já em março do ano que vem, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. O ingresso na instituição se dará pela nota do Enem.
A UFFS será multi-campi. Com sede em Chapecó, terá unidades em Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná, e em Cerro Largo e Erechim, no Rio Grande do Sul. Ao todo serão ofertados 35 cursos e 2.160 vagas nos cinco campi, nesta primeira fase. Em Chapecó serão 11 cursos: Administração, Agronomia (ênfase em agroecologia), Ciências da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Licenciatura em Humanidades (Filosofia, História, Geografia e Sociologia), Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Português e Espanhol, totalizando 900 vagas.
Em quatro anos a expectativa é de que a UFFS atenda 10 mil alunos.
Edson Junckes
Assessor de Imprensa do ddeputado Dirceu Dresch
Líder do PT na Assembleia Legislativa
(48) 9944-0190 ou 3221-2628