03/06/2009 - 15h03min
Dos Gabinetes - Dresch cobra de secretário de Segurança Pública ação para coibir roubos no meio rura
Indignado com a falta de ação efetiva do governo do Estado para combater a série de roubos e ações de violência na região de São Lourenço do Oeste, principalmente no meio rural, o deputado Dirceu Dresch, líder do PT na Assembleia Legislativa, discutiu a questão com o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, na última quinta-feira (28). O presidente da Câmara de Vereadores de Palmitos, vereador Jirlei Pereira (PT), acompanhou o deputado na audiência.
Dresch apresentou registros de 21 roubos de gado na região dos municípios de São Lourenço do Oeste, Quilombo, Campo Erê, São Domingos, Jupiá, Galvão, Coronel Martins, Novo Horizonte, Formosa do Sul e Irati. Além de gado, há registros de roubo de ordenhadeiras, equipamentos agrícolas, eletrodomésticos e ameaças a famílias.
Para o deputado, uma quadrilha está instalada na região, provocando pânico e insegurança. Segundo ele, a falta de uma ação efetiva por parte dos órgãos de segurança provoca um sentimento de revolta na população e leva ao descrédito na polícia. “A impunidade gera insegurança nas comunidades rurais”, disse, cobrando uma ação conjunta das polícias Civil e Militar para prender os responsáveis. O secretário afirmou que a situação é inadmissível. Ainda durante a audiência com Dresch, o secretário entrou em contato com o comandante da PM, coronel Eliésio Rodrigues, para colocá-lo a par da situação. “Temos que dar uma resposta à população”, disse.
Falta efetivo
Uma audiência pública foi realizada no dia 7 de maio deste ano para discutir a situação. Na ocasião, ficou evidente a falta de estrutura e de efetivo policial para atender à região. Enquanto isso, o número de registros de roubos vem aumentando a cada ano. Em 2007 foram registrados apenas cinco furtos; em 2008, chegou a 17; e em 2009, até agora, já são 21 ocorrências. Esse número pode ser ainda maior, pois nem todos os agricultores fazem o registro do roubo, temendo represálias. Na maioria das vezes os animais são abatidos na propriedade atacada, no meio da noite.
Edson Junkes
Assessor de Imprensa do deputado Dirceu Dresch
Líder do PT na Assembleia Legislativa
(48) 9944-0190 ou 3221-2628