29/07/2009 - 14h47min
Dos Gabinetes - Dionei representa Assembleia na abertura da Conferência Estadual de Segurança Públic
O deputado Dionei Walter da Silva (PT) representou a Assembleia Legislativa na abertura da etapa estadual da I Conferência Nacional de Segurança Pública, na última terça-feira (28), em Florianópolis. A cerimônia, que reuniu cerca de 400 pessoas, contou com a presença de integrantes do Ministério da Justiça e da comissão organizadora nacional.
A etapa estadual ocorre até esta quinta-feira (30). Serão discutidas propostas de enfrentamento à violência e à criminalidade no país que serão levadas à Conferência Nacional, de 27 a 30 de agosto, em Brasília. Também serão eleitos 48 representantes do estado – 27 da sociedade civil e 21 trabalhadores – que terão direito a voz e voto na etapa nacional.
Convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro de 2008, a conferência tem o objetivo de reunir profissionais da segurança pública e representantes da sociedade e do poder público para discutir os princípios e diretrizes de uma política nacional de segurança pública. “Essa integração é decisiva para pensar a segurança pública no país e também para obter êxito na implantação das políticas públicas”, disse Dionei.
Em Santa Catarina aproximadamente 4 mil pessoas participaram de 40 conferências municipais, livres e setoriais que antecederam o encontro estadual. “É a primeira vez que a sociedade é chamada a participar e a falar sobre qual segurança pública quer”, disse o coordenador da conferência no estado, Marco Aurélio Pamplona da Silva. Representando a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Alexandre Aragon afirmou que as conferências significam a sequência de uma mudança de paradigma da Segurança Pública Nacional, que nos últimos anos teve ampliados os investimentos públicos. Aragon informou que somente os repasses do governo federal para Santa Catarina passaram de R$ 4 milhões em 2006 para R$ 20 milhões em 2009 – um aumento de 500%o. ”A segurança pública deve ser uma política de Estado, e não de governo”, disse ele.
Presente no encontro, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) elogiou a iniciativa do governo federal em promover a conferência que tem como eixo central envolver a sociedade nas discussões. “É impossível ter êxito nas políticas públicas sem ouvir a sociedade”, afirmou Ideli. A senadora lamentou os altos índices de criminalidade em algumas regiões de Santa Catarina e defendeu maior empenho na repressão ao crime no estado, mas também fez questão de ressaltar a importância das políticas de inclusão social e de ações voltadas à cultura da paz para a diminuição da violência.
Vagner Dalbosco
Assessor de Imprensa do deputado Dionei Walter da Silva
(48) 3221-2662