13/08/2009 - 18h18min
Dos Gabinetes - Dionei considera suspeita atuação de empresa responsável pela recuperação do Porto d
O deputado Dionei Walter da Silva (PT) levantou uma série de questionamentos nesta quinta-feira (13) na tribuna da Assembléia Legislativa sobre os atrasos na recuperação e dragagem do Porto de Itajaí. \"Me parece que há algo de estranho no ar, na terra ou na água, já que é um porto\". A empresa contratada para fazer o trabalho, e que não está fazendo, tem participação societária no Portonave, que é do outro lado do rio, em Navegantes, e concorre com o Porto de Itajaí. Coincidentemente, o Portonave está levando todos os contratos do Porto Público de Itajaí. Antes da tragédia, o Porto de Itajaí operava 20 mil conteiners e o Portonave seis mil. Hoje esses números quase se inverteram. \"O atraso na recuperação, portanto, está beneficiando um porto privado, do qual a empresa responsável de fazer a recuperação tem participação\", questiona Dionei.
Até agora a empresa responsável pela recuperação fez muito pouco, apenas removeu alguns entulhos e, alegando uma questão técnica, pediu um aditivo de 50% sobre os R$ 85 milhões que apresentou em carta proposta. Esse movimento foi feito após vencidos os prazos para o governo pudesse adotar outro caminho e contratar outra empresa para o serviço. O governo também não pode fazer o aditivo, uma vez que a Lei 8666 não permite e diz que quando há majoração superior a 25% do valor, é necessária uma nova licitação da obra.
Outro fato estranho apresentado pelo deputado petista é a nomeação, por parte do prefeito de Itajaí Jandir Belini (PP), de um membro do Conselho da Autoridade Portuária, que presta consultoria para o Portonave, num claro conflito de interesses.
\"Isso tudo dá a impressão de que há um grande trabalho para destruir com o Porto de Itajaí para que alguns ganhem dinheiro do outro lado do rio\", finalizou Dionei, que acredita que o melhor caminho é o proposto pela Senadora Ideli Salvatti (PT), de que o Exercito Brasileiro assuma imediatamente a recuperação do porto, já que o mesmo dispõe de capacidade e tecnologia para isso.
Vagner Dalbosco
Assessor de Imprensa do deputado Dionei Walter da Silva (PT)
(48) 3221-2662