15/07/2009 - 12h49min
Dos Gabinetes - Dionei apresenta projeto para incluir banana na merenda escolar
A inclusão da banana natural e industrializada na merenda das escolas da rede pública estadual de Santa Catarina vai começar a ser discutida pela Assembleia Legislativa. Um projeto de lei (PL 259/2009) do deputado estadual Dionei Walter da Silva (PT) apresentado nesta terça-feira (14) pretende agregar valor nutricional à refeição dos estudantes e contribuir para a geração de renda dos agricultores familiares que produzem o alimento.
Uma proposta semelhante já havia sido apresentada por Dionei e aprovada pela Assembleia na legislatura anterior, mas foi vetada pelo governador em 2007. Entre os motivos que levaram o deputado a reapresentar o projeto estão os aspectos econômicos e sociais que envolvem a produção de banana no Estado. “Mais de 5 mil famílias catarinenses que vivem diretamente dessa atividade seriam beneficiadas, além de outros trabalhadores que participam da cadeia produtiva”, justifica Dionei.
O parlamentar também ressalta que Santa Catarina é o terceiro maior produtor nacional de banana, perdendo apenas para Bahia e São Paulo. Na safra 2006/2007, foram 31 mil hectares de área plantada e quase 700 mil toneladas produzidas no Estado, de acordo com dados da Epagri/Cepa. A produção catarinense corresponde a 10% da produção brasileira, que cultiva o produto em larga escala e na mesma safra chegou ao patamar de 7 milhões de toneladas produzidas. Para Donei, incluir a banana na merenda escolar potencializaria ainda mais este setor.
Dionei chama atenção ainda para a importância nutricional do produto para os estudantes. De acordo especialistas, a banana é um alimento completo e fundamental na dieta alimentar. É um produto rico em vitaminas A , C, E e as do Grupo B; além de ser rico em minerais como potássio, ferro, cobre, flúor, cálcio, fósforo e magnésio; contém ácido fólico, considerado vital para o metabolismo e a formação de glóbulos vermelhos; é uma fonte natural de energia (carboidratos), glicose, frutose e amido; e produz baixas calorias.
O projeto apresentado pelo deputado foi lido no expediente desta terça-feira e a partir de agora deve tramitar em três comissões: Constituição e Justiça; Educação, Cultura e Desporto; e Agricultura e Política Rural. Segundo Dionei, o objetivo é agilizar a tramitação nas comissões para que o projeto seja votado o mais rápido possível em plenário.
Vagner Dalbosco
Assessor de comunicação do deputado Dionei Walter da Silva
(48) 3221-2662/9911-0347