10/08/2009 - 15h49min
Dos Gabinetes - Deputado atende atropelamento em Ibirama e alerta para imprudência
Quando estava se dirigindo a Blumenau, onde participou da palestra do deputado federal e ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o deputado Jailson Lima da Silva (PT) não só testemunhou o atropelamento de um senhor que estava de bicicleta, como prestou os primeiros socorros à vítima até que o socorro chegasse. O homem tinha vários traumatismos. “A BR-470 precisa ser duplicada e os afogadilhos – acessos aos municípios, principalmente -, são sempre locais onde acontecem tragédias. Mas, a imprudência, tanto de motoristas quanto de pedestres e ciclistas, é a maior responsável pelos acidentes nas estradas”, lamentou o parlamentar.
O deputado chama a atenção para a necessidade de se intensificar as campanhas educativas, seja em nível de órgãos federais e estaduais. “Mais de 90% dos acidentes são consequência da imprudência, traduzida em alta velocidade, ultrapassagens indevidas e arriscadas, desobediência das sinalizações – ou desatenção – e, mesmo com a lei seca -, embriaguês”, argumenta o deputado. A soma entre imprudência e uma rodovia reconhecidamente perigosa já provocou mais de 50 mortes na BR-470.
A concretização da duplicação, salienta o deputado, é mais um motivo para que, cada vez mais, se invista na educação e nas medidas punitivas para quem infringir as normas de trânsito, como foi o caso da Lei Seca. “O trecho de 74 quilômetros entre Navegantes e Indaial deverá estar duplicado até o final de 2010. A ordem de serviço para isso foi assinada em abril, na audiência pública que aqui realizamos com a presença da senadora Ideli Salvatti e do superintendente do DNIT, o João José”, lembra o deputado. Na mesma oportunidade também foi assinada a ordem de serviço para a realização do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para a duplicação do trecho de Indaial a São Cristóvão do Sul. Durante o mês seguinte, Jailson mobilizou prefeitos da região promovendo reuniões com o DNIT para viabilizar projetos e obras nos chamados gargalos deste trecho. Também conseguiu que o governo estadual oferecesse apoio às prefeituras para concretizar as obras, depois de um encontro com o secretário estadual da Infraestrutura, Mauro Mariani (PMDB). “Mas, a duplicação, pode até agravar os acidentes, como acontece no trecho duplicado da BR-101. O número de acidentes aumentou ao invés de reduzir depois de terminada”, afirma Jailson.
Mirela Vieira
Assessora de Imprensa do deputado Jailson Lima
(48) 3221.2638