12/08/2009 - 14h47min
Dos Gabinetes - Deputada Ana Paula quer medidas preventivas em locais de trabalho para proteger gráv
A deputada Ana Paula Lima (PT) apresentou na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (12), requerimento para que entidades empresariais, do comércio e hospitalares orientem seus associados a adotar medidas de proteção às funcionárias gestantes para evitar o contágio com o vírus da gripe H1N1 (gripe A). Consideradas grupo de risco no contágio da gripe, as gestantes já representam cerca de 14% das vítimas fatais no Brasil. Ana Paula entende que o afastamento das gestantes do contanto direto com o público, em locais propícios ao contágio pela doença, poderá, além de protegê-las, contribuir para a tranquilidade das famílias.
“A prevenção ainda é o melhor caminho. Temos a certeza de que o simples ato de afastar as mulheres grávidas que trabalham no atendimento direto ao público seria de extrema relevância neste momento. Além disso, as empresas poderiam remanejar essas profissionais para setores com maior segurança”, justificou a deputada, que é enfermeira e atuou muitos anos na área de saúde.
De acordo com a proposta da parlamentar, o requerimento com essa orientação deverá ser encaminhado pela presidência da Assembleia Legislativa para os presidentes das seguintes entidades: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação do Comércio em Santa Catarina (Fecomércio), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC), Associação dos Hospitais de Santa Catarina (Ahesc) e Federação dos Hospitais de Santa Catarina.
Linete Martins
Assessora de Imprensa da deputada Ana Paula Lima
(48) 9989-8171 / 3221-2680