02/08/2011 - 18h32min
Dos Gabinetes - Deputada Ana Paula cobra responsabilidades do estado em relação à segurança pública
Florianópolis, 02/07/2011 - A situação da segurança pública de Blumenau, especialmente o insuficiente efetivo policial e a falta de equipamentos, voltou a ser levantada pela deputada Ana Paula Lima (PT) na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira. “Há cerca de 100 dias, ou seja, em 25 de abril, foi realizada uma audiência pública em Blumenau justamente para tratar sobre a falta de segurança naquele município, onde a população adormece apavorada e amanhece assustada”, disse a parlamentar em pronunciamento na tribuna da Alesc.
Ao cobrar uma ação mais contundente do Governo do Estado em relação à segurança em Blumenau, a deputada lembrou que houve o anúncio dos 49 novos policiais para a 7ª Região da Polícia Militar – da qual Blumenau faz parte junto com outros 43 municípios. Esse número, apontou Ana Paula, foi reduzido para 36 e, depois, para 35 com o falecimento de um dos policiais em acidente. Esses policiais, continuou a deputada, chegaram na segunda-feira a Blumenau, mas assumirão somente daqui a dois meses, depois de um treinamento. “Na polícia Civil há promessa de um novo concurso para contratar mais 600 policiais para o Estado. Porém, a destinação deles para Blumenau depende de um grupo gestor e que, por enquanto, não há uma definição sobre o assunto.” Preocupada, a parlamentar lamentou que, até o momento, apenas um delegado foi enviado para a delegacia do Bairro Itoupava Norte, em Blumenau.
Câmeras de monitoramento
Além do efetivo insuficiente, Ana Paula questionou o não cumprimento da promessa de instalação de 50 novos equipamentos de câmeras de monitoramento. “Essa promessa não foi cumprida e Blumenau permanece com apenas 36 câmeras de monitoramento”, disse ela.
As dificuldades de trabalho dos agentes de segurança também foram levantadas pela deputada petista. “Na última sexta-feira, um dos agentes prisionais – que já são poucos – foi espancado após ter encontrado uma sacola com drogas que foi jogada para dentro do presídio”, lamentou. Ana Paula chamou a atenção para a superlotação no presídio. “São cerca de 1 mil apenados para uma unidade prisional que tem capacidade para 472 pessoas.” Ainda apelando pela responsabilidade do Governo em relação à segurança em Blumenau, a deputada afirmou que “é preciso que o Estado assegure a proteção da população em geral, da população carcerária e dos agentes prisionais. Isto chama-se segurança pública. E o dever é do Estado”, encerrou.
Linete Martins
Assessora de Imprensa
Gabinete Deputada Ana Paula Lima
(48) 3221-2680