13/05/2009 - 15h13min
Dos Gabinetes - Deputada Ada sugere lista alternada entre homens e mulheres
No momento em que o país inteiro discute a reforma política, a deputada Ada Faraco De Luca (PMDB), mesmo se declarando contrária à lista fechada, usou a tribuna para apresentar suas sugestões sobre o tema. Uma das propostas da parlamentar, para garantir a participação da mulher na política, é a composição da lista com alternância entre os sexos. “Onde 50% das vagas a serem ocupadas, na Câmara de Deputados, Senado, assembléias legislativas e câmaras municipais, sejam destinadas às mulheres”, explicou.
O financiamento público das campanhas, a destinação de 50% do fundo partidário para a participação das mulheres na política, a disponibilidade do mesmo tempo de propaganda partidária na mídia que é destinado aos homens e a ocupação de 50% dos espaços na composição dos diretórios municipais e regionais, foram outras sugestões apresentadas pela deputada como forma de garantir mais espaço para as mulheres na vida pública. Ada reforçou que “esta é minha luta e meu ponto de vista diante da reforma partidária”.
A parlamentar reforçou a longa história de “patrimonialismo, oligarquia, clientelismo, personalismo, lógicas e práticas masculinas” que marca o sistema político no Brasil e disparou: “A mulher necessita, urgentemente, de maior participação nos partidos, desde que tenha os mecanismos de ação e não seja só a mão-de-obra necessária nas vésperas de eleição”.
Patrícia Jacomel
Assessora de Imprensa da deputada Ada Faraco De Luca
(48) 9919.6737 ou 3221.2688
www.amulherpolitizada.blogspot.com