06/08/2009 - 12h18min
Dos Gabinetes - \“Democratização da comunicação depende de pressão social\”, afirma Dionei
Em ato público de mobilização para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, na última quarta-feira (5), o deputado Dionei Walter da Silva (PT) defendeu a participação e a pressão da sociedade para avançar na democratização das comunicações no Brasil. “Essa é uma dívida histórica do país. A comunicação é um direito e por isso esse processo de organização e de pressão social precisa se fortalecer nas conferências”, disse Dionei.
O ato realizado na Assembleia Legislativa reuniu parlamentares e integrantes de movimentos sindicais, organizações populares, entidades que compõe a Comissão Pró-Conferência de Comunicação (Confecom) e do governo do Estado. O objetivo foi sensibilizar o parlamento e a sociedade para a importância de apoiar as conferências municipais, regionais e estadual antes da Conferência Nacional, que ocorre em Brasília de 1º a 3 de dezembro. “Foi um momento importante de diálogo entre a Comissão e o Legislativo, porque nosso desafio neste momento é fortalecer a mobilização”, disse Vera Gasparetto, da Confecom.
É a primeira vez na história do Brasil que o governo federal convoca uma conferência para que a sociedade civil participe das discussões sobre os rumos da comunicação no país. Políticas públicas, programação, formato, produção de conteúdo, concessão para rádios e TVs, legislação para as rádios comunitárias, regionalização e diversidade na mídia são alguns dos temas que devem ser discutidos. Ao reforçar seu apoio às conferências, o deputado Dionei sugeriu que os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa também participem desta campanha e passem a promover conteúdos informativos sobre as conferências. “AO parlamento precisa se engajar neste debate, para que essas informações cheguem até as pessoas”, ressaltou o deputado.
Junto dos demais parlamentares que participaram do encontro, Dionei também informou que será apresentada uma indicação para que o governo do Estado convoque a Conferência Estadual e que uma audiência pública também deve ser realizada nas próximas semanas para discutir o assunto. Presente no ato, o diretor de imprensa do governo do Estado, José Augusto Gayoso, garantiu que a conferência estadual será convocada. “O governo não vai se furtar a participar e cumprir seu papel”, afirmou.
Vagner Dalbosco
Assessoria de Comunicação
Deputado Dionei Walter da Silva
(48) 3221-2662/9911-0347