24/06/2009 - 18h01min
Dos gabinetes – Décio propõe projeto de integração ferroviária entre SC e RS
O deputado Décio Góes (PT) viajou até Porto Alegre ontem para participar da reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Paulo Azeredo (PDT).
Décio Góes foi até a capital gaúcha propor parceria entre os dois estados para uma integração entre os projetos catarinense da Ferrovia do Litoral e gaúcho da Ferrovia do Mercosul. Segundo, ele o trecho catarinense da ferrovia já está em fase de licitação e tem verbas aprovadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da ordem de R$ 21 milhões somente para projetos de engenharia e meio ambiente.
Ele acrescentou que os estudos de viabilidade econômica, já realizados pela Assembleia Legislativa e pelo governo catarinense, apontam para a necessidade de integração com o projeto do trem-bala Porto Alegre-Torres, primeira fase da Ferrovia do Mercosul, apresentado pelo deputado Paulo Azeredo em 2001. Décio Góes apresentou seu projeto à Comissão durante reunião ordinária que teve a participação do cônsul uruguaio, Paulo Scheiner, e do chefe do escritório do Itamarati no Rio Grande do Sul, embaixador Carlos Lira.
Trem do Mercosul – O deputado Paulo Azeredo declarou só faltar a sensibilização do governo do Estado para que a parceria seja efetivada e o trem do Mercosul passe a ser uma realidade. O projeto prevê a integração de cargas leves e passageiros entre São Paulo e Buenos Aires passando pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Uruguai. Segundo ele, o trecho Porto Alegre - Pelotas/Rio Grande tem a mesma extensão do trecho Porto Alegre - Tubarão, cerca de 253 quilômetros.
O deputado Elvino Bohn Gass (PT/RS) lembrou que existe interesse do governo federal na viabilização de outros modais de transportes para evitar a dependência das rodovias, e que o momento de crise na economia mundial propicia que o Brasil assuma um papel estratégico na América Latina, o que fortalece o projeto da ferrovia da integração do Mercosul.
Participaram da reunião os deputados do Rio Grande do Sul Paulo Azeredo (PDT), Edson Brum, Gilberto Capoani (PMDB), Iradir Petroski (PTB), Elvino Bohn Gass, Raul Pont (PT) e Zilá Breitenbach (PSDB).
Luiz Henrique Fogaça, jornalista - DRT/SC 3206 – (48) 8433 2996
msn:fogaca.luiz@hotmail.com