10/06/2009 - 12h37min
Dos Gabinetes - Cônsul-geral de Cuba concede entrevista coletiva
O cônsul-geral de Cuba no Brasil, embaixador Carlos Trejo Sosa, concede entrevista coletiva nesta quarta-feira, 10 de junho, às 15 horas, na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa. Ele participa da abertura da 17ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, promovida pela Associação Cultural José Martí de Santa Catarina. Participa ainda da entrevista o primeiro vice-presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap), Enrique Joaquin Roman Hernandez.
“Diálogos com o Conhecimento” com jornalista cubano
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a Associação Cultural José Martí promovem também na quarta-feira (10), às 16 horas, na Sala de Imprensa da Alesc, a segunda edição de “Diálogos com o Conhecimento”, com o jornalista Tubal Paéz, presidente da União de Jornalistas de Cuba, que irá falar sobre a comunicação na Ilha e os desafios do jornalismo. Tubal também estará em Florianópolis para a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba.
“Diálogos com o Conhecimento” é um projeto que tem a seguinte dinâmica: realização de ações para aproximar o Sindicato dos Jornalistas dos filiados com a discussão de temáticas relevantes para ampliar o conhecimento para a vida e para o trabalho. A proposta do “Diálogos” é organizar uma conversa em pequeno grupo – prioritariamente formado de jornalistas – com pessoas especializadas em determinadas áreas do conhecimento, seja ele formal ou popular.
Quarta-feira começa a 17ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba
Ainda na quarta-feira (10), às 19 horas, no Auditório Antonieta de Barros, da Alesc, começa a 17ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, organizada pela Associação Cultural José Martí/SC. O evento vai até a manhã de sábado (13). Além de uma delegação cubana, vão participar representantes de partidos políticos e movimentos sociais de Santa Catarina e caravanas de vários Estados do país. Está prevista a participação de até 400 pessoas.
O objetivo da convenção, que é anual, é organizar as atividades de solidariedade com Cuba entre as várias associações estaduais existentes no Brasil. A 17ª Convenção vai comemorar ainda os 50 anos da Revolução Cubana.
Na noite de sexta-feira (12), será realizada a festa “50 Anos da Revolução Cubana”, que vai ter a presença do músico Dante Ramon Ledesma, famoso por suas músicas de solidariedade a Cuba e em defesa da união latino-americana.
Mais informação
ACJM/SC: 3025-2991; Maurício Tomasini (presidente da ACJM/SC): 8824-3234; Edison Puente (diretor da ACJM/SC): 9946-9441; Alexandre Brandão: (48) 9911-0272
xciiconvencaocuba@gmail.com
http://convencao2009.blogspot.com
A seguir breve currículo de cada participante da delegação cubana e a programação
CAMILO ROJO ÁLVAREZ: Advogado, filho de Jesús Rojo Quintana, uma das vítimas do atentado contra o vôo da Cubana de Aviación, em 1976, na costa de Barbados. Ele representa o comitê dos familiares das vítimas do terrorismo em Cuba. Tem participado de numerosos encontros internacionais para denunciar os atos terroristas que têm sido praticados contra Cuba.
HARRY ANTONIO VILLEGAS TAMAYO: É General de Brigada e Herói Nacional de Cuba. Membro da Associação Nacional de Combatentes, do Comitê Central do PCC (Partido Comunista de Cuba) e deputado da Assembléia Nacional do Poder Popular (ANPP) de Cuba. Foi o único que acompanhou Che Guevara em todas as campanhas militares: em Sierra Maestra, na Campanha de Las Villas, na África e na Bolívia, Ele publicou seu diário \"Pombo: um homem da Guerrilha de Che\".
NATIVIDAD GUERRERO BORREGO: Diretora do Centro de Estudos sobre a Juventude, professora da Universidade de Havana, membro da Sociedade Cientifica de Psicologia Cubana e de Estudos da Sexualidade.
Participou de inúmeros eventos científicos nacionais e internacionais (Brasil, México e Guatemala), sendo convidada para debater sobre juventude e sexualidade.
TUBAL PAEZ. Presidente da União de Jornalistas de Cuba. Foi combatente clandestino durante ditadura Batista (1957-1958); militante do Movimento Revolucionário 26 de Julho; e preso político em 1958. Secretário Geral Partido Unido da Revolução Socialista nos municipios havaneros de Campo Florido e Jaruco (1962-64), é deputado da ANPP, sendo vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembléia Nacional e representante de Cuba Fórum Interparlamentar das Américas (FIPA)
CARLOS TREJO SOSA. Embaixador, cônsul-geral de Cuba no Brasil.
ENRIQUE JOAQUIN ROMÁN HERNANDEZ. Primeiro vice-presidente do ICAP
(Instituto Cubano de Amizade com os Povos).
FÁBIO SIMEÓN GONZALEZ. Representante do ICAP para o Brasil.
Programação completa
10 a 13 de junho de 2009
Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Florianópolis – SC
10 de Junho (Quarta-feira)
19 horas - Abertura oficial com apresentação cultural e execução dos hinos nacionais de Cuba e Brasil).
Presença do embaixador CARLOS TREJO SOSA, cônsul-geral de Cuba no Brasil. E o primeiro vice-presidente do ICAP
(Instituto Cubano de Amizade com os Povos), ENRIQUE JOAQUIN ROMÁN HERNANDEZ. Além de representantes de organizações políticas e movimentos sociais.
22 horas – Confraternização.
11 de Junho (Quinta-feira)
9 horas às 9: 30 horas – informes das associações de solidariedade dos estados de SC, RS, RJ, BA e MG, sobre as atividades realizadas desde a última convenção com 05 minutos para cada entidade.
9: 30 horas às 10:15 horas – Palestra: “Cuba: 50 Anos de Vitórias” com o General HARRY ANTONIO VILLEGAS TAMAYO.
10:15 horas às 11 horas – Palestra: “Ações Terroristas contra Cuba – Cinco Heróis Cubanos Presos Injustamente em Cárceres do Império” – com CAMILO ROJO ÁLVAREZ.
11 horas às 12 horas – Debate.
12 horas às 14 horas – Almoço.
14 horas às 15 horas – Palestra: “50 Anos de Guerra Midiática contra Cuba” – com Tubal Páez.
15:30 horas às 18 horas – Grupos de debate/trabalho (em dois locais distintos):
1) Luta contra o bloqueio, informação e desinformação – com a presença de TUBAL PAEZ;
2) Luta pela Defesa dos Cinco Heróis Cubanos prisioneiros nos Estados Unidos – com a presença de Camilo Rojo.
19 horas – Reunião com diretores de entidades de solidariedade do Brasil com ENRIQUE JOAQUIN ROMÁN HERNANDEZ e FÁBIO SIMEÓN GONZALEZ.
- Apresentação do trabalho sobre a história do movimento de solidariedade a Cuba com Maria Auxiliadora César.
20 horas – Atividade Cultural.
12 de Junho (Sexta-feira)
9 horas às 9: 30 horas – informes das associações de solidariedade dos estados de SP, PE, RN e PR, sobre as atividades realizadas desde a última convenção - 05 minutos para cada entidade.
9: 30 horas às 10:30 horas – Palestra: “Movimento de Solidariedade com Cuba: 50 Anos da Revolução Cubana” – com ENRIQUE JOAQUIN ROMÁN HERNANDEZ.
10:30 horas às 11 horas – Solidariedade Cuba Brasil. Maria Auxiliadora César
11 horas às 12 horas – Debate.
12 horas às 14 horas – Almoço.
14 horas às 15 horas – Palestra: “A Juventude Cuba Hoje: Novos Rumos e Desafios” – NATIVIDAD GUERRERO BORREGO.
15:30 horas às 18 horas – Grupos de debate/trabalho (em dois locais distintos):
3) Solidariedade com Cuba – com a presença de ENRIQUE ROMÁN;
4) Juventude e o Trabalho Solidário com Cuba, Associações de pais e Convênios Educacionais – com a presença de FÁBIO SIMEÓN e NATIVIDAD GUERRERO .
20 horas – Festa comemorativa pelos 50 anos da Revolução Cubana e homenagens especiais
13 de junho (Sábado)
9 horas às 12 horas – Plenária Final
- apresentação dos relatórios dos 04 grupos de trabalho;
- discussão e aprovação dos relatórios;
- aprovação da Declaração de Florianópolis;
- definição do local da convenção do próximo ano;
- considerações finais da entidade organizadora da próxima convenção e do representante do ICAP.