30/04/2009 - 17h33min
Dos Gabinetes - Conferência de Educação é lançada em Santa Catarina
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Uczai (PT), participou, nesta quinta-feira 30, do lançamento da Conferência Nacional de Educação em Santa Catarina. O evento realizado em Florianópolis contou com a presença de centenas de professores, dirigentes e outros profissionais ligados à área educacional de todas as regiões do estado.
A conferência estadual será realizada em novembro, após as etapas municipais e regionais que ocorrem nos próximos meses. O objetivo é discutir e elaborar as propostas do estado para serem apresentadas na Conferência Nacional, em abril de 2010, em Brasília. A partir das propostas serão definidas as bases do novo Plano de Nacional de Educação (PNE), que entrará em vigor em 2011. O Plano determina metas de acesso e qualidade da educação pública que devem ser atingidas pelos governos federal, estaduais e municipais.
Em sua fala, o deputado Pedro Uczai reforçou a importância das discussões levarem a ações educacionais unificadas em âmbito nacional nos próximos anos. “Estamos diante de uma oportunidade histórica de construir o primeiro sistema nacional articulado de ensino no Brasil, porque o que vimos nestes mais de 500 anos do país foi um processo educacional fragmentado”, argumentou Uczai.
O deputado também destacou o caráter “aberto e democrático” das conferências, e defendeu a participação de toda a sociedade para transformar a realidade da educação nacional e principalmente local: “é preciso pensar a educação como uma responsabilidade não apenas dos educadores, mas de toda a sociedade, que deve se envolver, discutir e propor diretrizes para a educação no país, no nosso estado e nas nossas cidades”.
Com o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégicas de ação”, a conferência debaterá seis eixos que envolvem o sistema de ensino no país. Entre eles, Uczai defendeu a valorização profissional para a qualidade da educação em todos os níveis, o que segundo ele deve contemplar o salário, a formação continuada e o tempo disponível para o professor estudar e se qualificar. “Não acredito na qualidade em educação sem a valorização profissional”, disse o parlamentar.
Com relação ao ensino superior, Uczai defendeu a necessidade das políticas públicas assegurarem não somente o acesso, mas também a permanência do estudante na universidade, como está sendo discutido no processo de implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó. Uczai afirmou que a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa está à disposição da comissão organizadora das conferências, e que contribuirá nos debates “para que o estado assegure o direto à educação de qualidade em todos os níveis”.
Vagner Dalbosco
Assessor de Comunicação
Deputado Pedro Uczai
(48) 3221-2662