21/08/2009 - 13h16min
Dos Gabinetes - Caramori comemora levantamento parcial do embargo ao Porto de Imbituba
A suspensão de parte do embargo às obras no porto de Imbituba foi comemorada pelo presidente da Comissão de Transporte, deputado Reno Caramori (PP), que nesta sexta-feira participa da reunião do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, em Garopaba. Na reunião de segunda-feira com o administrador do porto, Jeziel Pamato de Souza, Caramori levou a preocupação sua e de todo o setor produtivo catarinense, com relação ao embargo, que causaria perdas milionárias dos recursos investidos, além da eliminação de cerca de 400 postos de trabalho. Na oportunidade, defendeu uma saída negociada para a questão, em acordo com Jeziel Pamato. “Agora falta levantar o embargo à atividade do bate-estaca”, diz o parlamentar, “já que, como nos foi esclarecido pelo administrador, a máquina é utilizada em três períodos de meia hora cada, em horários diversificados. Uma hora e meia no total” diz o parlamentar.
Caramori participa nesta sexta-feira em Garopaba de mais uma reunião de trabalho do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, com líderes empresariais e políticos de toda a região, encontro que tem a iniciativa da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) e da Amurel. O Conselho Político Empresarial, a exemplo das reuniões que vem realizando, delibera a respeito das prioridades macrorregionais, como o andamento das obras da BR101, o aeroporto regional sul e a expansão da malha ferroviária, além de questões a respeito do porto de Imbituba e outras prioridades, microrregionais.
Com importância estratégica nas importações e exportações, não só da região sul, como de todo o Estado, incluindo meio Oeste e Oeste de Santa Catarina, o porto de Imbituba “é chave para o desenvolvimento de todo o Estado e temos acompanhado o seu crescimento, bem como nos mantido atualizados sobre as necessidades para o desenvolvimento total de suas potencialidades”, diz Caramori.
Na segunda-feira, Caramori acompanha a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a licitação do Projeto de Engenharia da Ferrovia Litorânea, que ligará os portos de São Francisco do Sul, Itajaí e Imbituba. Quem assina o documento é o diretor nacional do DNIT, Luiz Antonio Pagot. Há expectativas de que seja anunciado nesta solenidade que o projeto de ferrovia que ligará o Porto de Itajaí a Chapecó, já incluído no PAC, estenda-se até a fronteira formando assim um corredor biocêanico.
Assessoria de Imprensa
Gabinete Deputado Reno Caramori
Rua Jorge Luz Fontes, 310,
Gabinete 117- CEP 88020-900
Carlos Paniz
SC 00093 JP
(48) 3221 2657 / 9154 3674