10/08/2009 - 15h50min
Dos Gabinetes - Audiência pública no dia 17 vai avaliar situação da Gripe A e ações para combatê-la
Para avaliar a evolução da Gripe H1N1 ou Gripe A, as ações e sua eficácia no combate a essa nova pandemia, o deputado Jailson Lima da Silva (PT), segundo vice-presidente da Casa, convidou para audiência pública a diretoria de epidemiologia da Secretaria da Saúde, secretários municipais e a Anvisa, entre outros gestores e profissionais da Saúde. O encontro, realizado através da Comissão de Saúde da Casa, será na próxima segunda-feira (17), no Plenarinho, a partir das 18 horas.
“O Poder Legislativo catarinense tem as condições necessárias para dar este suporte a mais aos gestores municipais, principalmente, buscando uniformizar as informações sobre o assunto, verificar o que está sendo feito, qual a eficácia efetiva e forma de combater a gripe A e, ao mesmo tempo, o pânico gerado pelas mortes que vem provocando. Informação correta é fundamental para evitarmos mais mortes”, assinala o deputado Jailson.
Na semana passada, o deputado alertou para o risco da automedicação e a superlotação de emergências de hospitais que, ao contrário de ajudar a diagnosticar e tratar os verdadeiros casos da Influenza H1N1, pode provocar a propagação intensiva da doença e sequelas ou resistência ao vírus. “É preciso insistir nesta informação para a população: não se automedicar. Ao sentir sintomas da Gripe A, como a febre alta e repentina e as fortes dores na nuca, no corpo e náuseas – um dos diferenciais em relação à gripe comum, o cidadão deve se dirigir ao posto de saúde ou consultar seu médico”, repete o deputado, que é médico atuante.
Mirela Vieira
Assessora de Imprensa do deputado Jailson Lima
(48) 3221.2638