05/06/2009 - 15h45min
Dos Gabinetes – Assembleia viverá dia histórico no rodízio de deputadas
A próxima quarta-feira (10/06) será um dia especial na Assembleia Legislativa: a deputada Ana Paula Lima (PT) transmitirá o cargo para Angela Albino (PCdoB), que durante dois meses exercerá o mandato de deputada estadual. Primeira mulher na história de Santa Catarina a presidir o Parlamento Estadual, Ana Paula tem desenvolvido um mandato que tem priorizado a luta de afirmação das mulheres na política.
“O meu objetivo é contribuir, cada vez mais, para que as mulheres realmente participem dos espaços de decisão e de poder. É muito importante que as representantes femininas também exerçam o direito de construir políticas públicas, dando a sua contribuição para a construção de uma nova sociedade. Tenho certeza que, ao sair, estarei sendo representada por uma pessoa comprometida e de muita responsabilidade diante das mulheres e homens catarinenses”, declarou a deputada Ana Paula. Presidente da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, de Amparo à Família e à Mulher, uma das marcas da deputada petista tem sido dar voz aos movimentos que combatem o preconceito, as desigualdades, a violência e a exploração sexual.
A transmissão do cargo faz parte de uma decisão política da bancada estadual do PT, que vai implementar o rodízio nos mandatos dos parlamentares. Essa decisão vai proporcionar aos primeiros suplentes da chapa que concorreu nas últimas eleições a oportunidade de também apresentar ações no Legislativo. A deputada Ana Paula Lima será uma das primeiras a licenciar-se, cedendo espaço, por um período de 60 dias, a uma liderança que também atua no campo democrático e popular.
A iniciativa de transmitir o cargo, neste momento, partiu da própria deputada Ana Paula. Esse gesto permitirá a ela uma ampla dedicação ao cumprimento de agendas externas, especialmente na região do Vale do Itajaí. Desde o ano passado, ela preside o Fórum Permanente de Solidariedade e pela Reconstrução das Cidades Atingidas pelas Enchentes e Deslizamentos em 2008 e pretende acompanhar, de perto, a realização das obras de reconstrução necessárias para que os municípios voltem à normalidade. Uma das prioridades da deputada é a fiscalização da aplicação dos recursos federais liberados em função da tragédia climática ocorrida em SC.
Dos Nota da bancada estadual do PT
A bancada do Partido dos Trabalhadores começa a realizar a partir do próximo dia 10 de junho, quarta-feira, a política de rodízio dos mandatos.
O objetivo é propiciar que os seis primeiros suplentes possam assumir o mandato pelo período de dois meses.
Os seis parlamentares do PT vão se licenciar de forma alternada de seus mandatos.
No próximo dia 10, a deputada Ana Paula Lima e o deputado Padre Pedro Baldissera se licenciam para a posse dos suplentes, Ângela Albino (PCdoB) e José Paulo Serafim (PT). Ainda devem assumir até o final do ano os suplentes: Vanio dos Santos, Dionei Silva, Círio Vandresen e Wilson Vieira - Dentinho, todos do PT.
Segundo o líder da bancada petista, deputado Dirceu Dresch, “essa é uma forma de reconhecer a importância daqueles que, mesmo não tendo sido eleitos, foram fundamentais para a eleição da atual bancada”.
Assessoria de Imprensa
(48) 3221 - 2680