22/04/2009 - 18h32min
Dos Gabinetes - Assembleia aprova em 1º turno suco de uva na alimentação escolar
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, nesta quarta-feira (22), em primeiro turno, o projeto nº 324/2008, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que inclui na alimentação dos alunos das escolas estaduais o suco de uva produzido em Santa Catarina. A proposta foi aprovada por unanimidade e deve seguir para votação em segundo turno já nesta quinta-feira (23).
O projeto é uma das reivindicações incluídas na Carta de Tangará, documento aprovado durante Seminário Estadual realizado em 31 de outubro de 2008, e que reuniu representantes de toda cadeia produtiva da uva do Estado. \"Além de garantir aos alunos da rede pública o consumo de uma bebida que comprovadamente traz benefícios à saúde, a medida confere incentivo importante a um setor econômico que congrega centenas de agricultores familiares, agroindústrias e cooperativas em Santa Catarina\", afirmou padre Pedro.
Conforme a proposta, o Conselho Estadual de Alimentação Escolar ficaria encarregado de adotar as medidas necessárias à implementação do projeto. O suco de uva seria adquirido junto a empresas catarinenses e distribuído à rede estadual de ensino.
Além de um incentivo a um setor econômico em franco crescimento no Estado e que congrega centenas de agricultores familiares, pequenas agroindústrias e cooperativas de produtores, o suco de uva tem em sua composição o resveratrol, substância considerada um antibiótico natural. Ela combate os radicais livres e a hipertensão. O consumo contínuo do suco de uva tem efeito antiplaquetário, inibindo a formação dos trombos, que obstruem as artérias, além de prevenir a arteriosclerose e doenças cardiovasculares.
Cássio Turra
Assessor de Imprensa do deputado Padre Pedro Baldissera
(48) 3221-2726 ou 9947-2049
www.padrepedro.com.br