13/05/2009 - 17h53min
Dos Gabinetes – Aprovado projeto que cria Dia do Vinho em Santa Catarina
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (13), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 184/2008, que cria o “Dia do Vinho” em Santa Catarina. Trata-se de uma nova medida de incentivo ao setor vitivinícola no estado. A comemoração deverá ocorrer no primeiro domingo do mês de junho. O projeto foi apresentado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT).
Esta é a segunda proposta do parlamentar relacionada à cadeia produtiva da uva aprovada na Assembleia nas últimas semanas. A primeira foi a inclusão do suco de uva na alimentação escolar, votada no dia 30 de abril.
O “Dia do Vinho” já é comemorado no Rio Grande do Sul, principal produtor nacional de uvas e vinhos. O mesmo ocorre em países da Europa, como a França, onde na terceira quinta-feira do mês de novembro uma grande festa popular marca a abertura dos barris da nova safra. “A instituição do Dia Estadual do Vinho estimulará, a exemplo de outros países, o consumo responsável, a promoção e o turismo que envolve a vitivinicultura, desenvolvendo o setor. A uva e o vinho já são alternativas de produção para a agricultura camponesa, gerando empregos e renda para as famílias do meio rural”, destaca o parlamentar na justificativa da matéria.
A medida influencia diretamente a rede turística e gastronômica que se desenvolve paralela à produção de vinhos no estado. O objetivo é impulsionar o chamado “enoturismo” e ampliar o número de vinícolas e produtores que participam de eventos regionais relacionados ao vinho. “Recentemente, três vinhos catarinenses foram classificados entre os melhores produzidos no Brasil, o que só comprova a necessidade de divulgação e de ampliação do mercado consumidor dos nossos produtos”, explica Padre Pedro.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2006), Santa Catarina ocupa a sexta colocação nacional na produção de uvas, com 47,7 mil toneladas. A área plantada de videiras é a quinta maior, com mais de 4,9 mil hectares. Anualmente, o Estado produz mais de 22 milhões de litros de vinho. “A cultura de se promover a abertura simbólica dos primeiros barris dará visibilidade ao vinho catarinense e envolverá as comunidades, ampliando o mercado interno e criando alternativas de expansão. Acreditamos que podemos conseguir bons resultados para a cadeia da uva e do vinho a partir dessa proposta”, complementa o deputado.
Fundovinhesc
Outro projeto relacionado à vitivinicultura que aguarda votação na Assembleia Legislativa é o que cria o Fundo Estadual de Apoio à Vitivinicultura (Fundovinhesc). Como as duas propostas anteriores, a matéria foi sugerida por representantes da cadeia produtiva da uva de Santa Catarina e ganhou força depois da realização do Seminário Estadual da Uva, realizado em Tangará, no dia 31 de outubro de 2008. O fundo garantirá recursos para o apoio à pesquisa, à promoção e para a organização da vitivinicultura no estado. O modelo existente no Brasil também é gaúcho e garante mais de R$ 15 milhões ao setor no Rio Grande do Sul. O dinheiro vem da destinação de 2% do ICMS movimentado pela cadeia produtiva da uva naquele estado.
Cássio Turra
Assessor de Imprensa do deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726 ou 9947-2049
www.padrepedro.com.br