12/08/2009 - 17h22min
Dos Gabinetes - Aprovada lei de vigilância por câmeras em estádios e arenas multiuso
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (12), projeto de lei que torna obrigatória a instalação de sistema de vigilância em estádios de futebol e arenas de multiuso, de autoria do deputado Edison Andrino (PMDB). A proposta original recebeu emenda que prevê a instalação de câmeras de vídeo também nos ginásios esportivos e nos locais onde são realizados jogos oficiais organizados por confederações, federações ou ligas desportivas.
Andrino argumenta que a medida é preventiva e vai dar mais segurança aos torcedores, inibindo a ação de infratores que poderão ser identificados pelas imagens dos vídeos. ”Cada vez mais está se utilizando a vigilância através de câmeras, que tem se mostrado uma maneira moderna e eficiente para coibir a violência em locais de grande concentração de público”, justificou.
Segundo o deputado, o episódio do torcedor do Criciúma, que teve uma mão decepada com a explosão de uma bomba caseira, no Estádio Heriberto Hulse, além de outros graves casos de violência ocorridos em estádios de futebol, motivou a criação da lei.
Depois de sancionada pelo Executivo e publicada no Diário Oficial, os responsáveis pelas arenas multiusos, ginásios de esportes e estádios de futebol terão um prazo de 180 dias para se enquadrarem às novas normas.
Luiz Carlos Padilha
Assessor de Imprensa do deputado Edison Andrino
(48) 3221-2698 ou 9980-1141