14/05/2009 - 12h09min
Dos Gabinetes - Alto Vale terá central de beneficiamento de pescado
O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, confirmou ao deputado Jailson Lima da Silva (PT), segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, a implantação de uma unidade central de beneficiamento de pescados para a região do Alto Vale, com provável sede em Agrolândia – município que tem se destacado no setor, organizado em uma Associação de Piscicultores que reúne 25 produtores. “Quase tudo que é produzido por eles vai para São Paulo. Os peixes são transportados e entregues vivos aos compradores\", conta o parlamentar.
Desde o ano passado, Jailson articula com Gregolin maiores investimentos no setor na região do Alto Vale. Ainda em fevereiro, o deputado sugeriu aos secretários e prefeitos da região que elaborassem projetos para apresentar ao ministro e aos parlamentares que representam o Estado. “O deputado federal Cláudio Vignatti (PT-SC) comandou a articulação da bancada no Congresso que garantiu R$ 9 milhões para este setor em Santa Catarina no Orçamento Federal”, assinala.
Vignatti foi responsável pela inclusão do setor de pesca e aquicultura no Plano Plurianual de Ações do Governo Federal, do qual foi relator. Em março deste ano, 62 municípios catarinenses foram beneficiados com máquinas e equipamentos no total de R$ 11,1 milhões, entregues por Gregolin em solenidade realizada em Florianópolis.
Do Alto Vale do Itajaí, foram beneficiados os municípios de Ituporanga e Taió. O primeiro com equipamentos para piscicultura e o último com uma retroescavadeira. Entre os investimentos da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República no interior de Santa Catarina está previsto também um frigorífico na cidade de Abelardo Luz, que beneficiará cinco toneladas de pescado por dia.
Precedendo o processo de implantação da unidade de beneficiamento no Alto Vale, Jailson vai organizar um seminário ampliado, no começo de julho, com secretários de Agricultura, produtores e o ministro.
Mirela Maria Vieira
Assessora de Imprensa do deputado Jailson Lima da Silva
(48) 3221-2638