14/10/2009 - 14h35min
Dos Gabinetes - Aguiar sugere olhar atento do Parlamento aos deficientes físicos
A responsabilidade do Poder Legislativo em manter-se sempre atento às necessidades especiais dos deficientes físicos motivou pronunciamento do líder do PMDB na Assembleia, deputado Antônio Aguiar, que destacou a existência de 25 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, conforme aponta o último senso nacional feito pelo IBGE. O parlamentar deu o exemplo da Grande Florianópolis, onde se estima que o grupo chegue a 120 mil pessoas, cerca de 15% da população.
Aguiar lembrou a passagem, no último domingo (11), do Dia do Deficiente Físico, “de significativa importância para estes cidadãos, suas famílias, amigos e a sociedade”. Ele lembrou que “a sociedade precisa se conscientizar que qualquer pessoa pode tornar-se deficiente, e qualquer casal pode gerar um filho querido que venha a nascer com a carência de um cuidado especial”. Médico ortopedista, o deputado observa motivos comuns que levam à deficiência, como acidentes de trabalho ou trânsito e a violência urbana. “Vejam que 82% dos lesados medulares – os paraplégicos e tetraplégicos - foram vítimas de algum tipo de acidente, o que denominamos de trauma. Somente o restante corresponde a lesões não-traumáticas, provocadas por algum tipo de doença”.
Por isso, Aguiar destaca a obrigação da sociedade tornar melhor a vida destas pessoas. “As cidades, por exemplo, precisam estar preparadas para que possam compartilhar com todos os cidadãos tudo que oferecem. A exclusão social é algo que temos que combater, começando pelas barreiras de acessibilidade nas ruas, nas construções, nos acessos bastante limitados nos meios de transportes e nas oportunidades de emprego”. Lembrou, ainda, da necessidade de os deficientes terem oportunidade de aprendizado em escolas e universidades. “Em geral, aqueles que adquiriram sua deficiência depois de obter algum tipo de formação são mais qualificados e disputados pelo mercado de trabalho e estão empregados. O grande desafio é enfrentado por pessoas que nasceram com deficiência, pois a falta de transporte adequado e preparo da sociedade acaba por impedir sua formação”.
O parlamentar fez um paralelo entre os avanços obtidos pela inclusão social dos deficientes em sociedades mais desenvolvidas, e atribuiu ao Legislativo importante participação nesta direção: “Precisamos interagir com todos os deficientes cada vez mais, para recebermos sugestões de leis que facilitem a vida de muitos desse grupo”, encerrou Aguiar.
www.bancadadopmdb.com.br
Evory Pedro Schmitt – JP 00269 / SC
(48) 3221.2883 / 9922.0359