Dona Onélia: homenagem a uma vida dedicada a ajudar o próximo
O deputado Volnei Morastoni (PT) homenageou ontem à noite (19), na sessão solene para outorga da Comenda do Legislativo Catarinense, Onélia Dalçóquio Baptista, a Dona Onélia, da Casa da Providência. “Foi uma homenagem que prestei a uma mulher que dedicou sua vida a ação religiosa e a ajudar os mais necessitados”, comentou Morastoni.
Com a comenda, o parlamento reconhece ações de personalidades e organizações que ajudam a formar um estado mais justo e humano. Morastoni concedeu a honraria a uma mulher que voluntariamente atende àqueles que buscam benção, conselhos, ou mesmo a ajuda para adquirir roupas, remédios, comida.
A família acompanhou Dona Onélia. Antes da cerimônia, que aconteceu no Plenário Osni Régis, conheceram o gabinete do deputado Volnei Morastoni. Durante a solenidade, filhos e netos acompanharam a homenagem a Dona Onélia por seu mérito.
“Sou pequena, mas Deus me faz forte”.
Dona Onélia, de 80, nasceu em Itajaí, no bairro Salseiros, onde dirige uma casa de orações e de assistência aos necessitados. De família italiana e religiosa, dedicou sua vida a ajudar o próximo. Foi casada durante 32 anos, até a morte de seu marido, João Baptista, em 1986. Mãe de 16 filhos, a família na para de crescer com os netos e bisnetos. Desde cedo, teve uma difícil vida como agropecuaristas; conciliava o trabalho na roça e o cuidado com os filhos.
Sempre se dedicou a igreja, o que a levou a construir, com recursos próprios e de doações, uma casa de orações, a Casa da Providência. Hoje recebe pessoas de Itajaí e região que buscam benção, conselhos, ou mesmo a ajuda para adquirir roupas, remédios, comida.
“Uma vida a serviço da fé e da causa social precisa ser homenageada”, explica Volnei Morastoni. Dona Onélia prestou serviços a milhares de pessoas, com amor, dedicação e muito trabalho. Um exemplo de mulher catarinense. A melhor descrição a sua vida veio dela mesma: “Sou pequena, mas Deus me faz forte”.