Dia do Radialista
A história teve início em 1943, no primeiro governo de Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei em que fixava um piso salarial ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. A data, 21 de setembro, passou a ser comemorada em alusão ao histórico decreto.Consta que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi quem realizou as primeiras comemorações para o Dia do Radialista, ainda na década de 40.
Em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327, que institui 7 de novembro como a data de comemoração oficial do Dia do Radialista. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.
Barroso nasceu no dia 7 de novembro de 1903 em Ubá, interior de Minas Gerais. Autor de sambas como “Aquarela do Brasil”, de 1939, foi um compositores que revolucionou a música brasileira. Sua paixão pelo rádio foi verificada principalmente na Rádio Tupy, onde produziu e participou de vários programas e ainda foi locutor e cronista esportivo.
Mesmo com a mudança imposta pela lei de 2006, os radialistas utilizam ainda hoje as duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio, 25 de setembro.
Durante 20 anos, militei na Comunicação. Em duas emissoras de Rádio, dediquei muitos dias em prol daquilo que é a essência da Comunicação: o contato com a população. O Rádio é uma casa que permite a grande dádiva de ouvir o cidadão. Compartilhamos juntos muitas histórias, em que levamos a vida comunitária às casas de muitos catarinenses, realizamos coberturas histórias e acompanhamos momentos emocionantes. O Rádio aproxima vidas, forma e informa, traduzindo o melhor do nosso Estado!
Fabiano da Luz
Deputado e Radialista