Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/09/2023 - 17h48min

Dia do Gaúcho é comemorado com homenagens e apresentações na Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Zé Caramori nas comemorações em plenário do Dia do Gaúcho

O Plenário da Assembleia Legislativa foi palco de uma grande celebração à Semana Farroupilha e ao Dia do Gaúcho, celebrado anualmente em 20 de setembro, em alusão ao início da chamada Revolução Farroupilha. A comemoração reuniu demonstrações da cultura tradicionalista gaúcha, com apresentação de gaiteiro, declamação, danças típicas e, claro, tudo acompanhado com muito chimarrão.

Devidamente pilchado, o deputado Zé Caramori (PSD) liderou os festejos dentro do Parlamento, em parceria com a diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina (MTG/SC). Na ocasião, a entidade foi homenageada pelos 50 anos de fundação e relevantes serviços prestados na promoção da cultura tradicionalista em todo o território catarinense.

“A partir de 1920, houve um movimento migratório de gaúchos, especialmente pela fronteira com a região Oeste, somando-se aos catarinenses e transformando esse estado na maravilha que é, com riquezas culturais e que respeita todas as formas de manifestação. Pelas inúmeras contribuições, fiz questão de propor essa programação, abraçando os gaúchos de certidão, os de coração e todos aqueles que manifestam seu amor pelo tradicionalismo gaúcho”, afirmou.

Nascido no Rio Grande do Sul, Caramori tem um antigo histórico de envolvimento com este segmento. Em suas gestões como prefeito de Chapecó, trabalhou pelo fortalecimento e valorização do tradicionalismo, tendo como maior realização a criação do primeiro Parque Farroupilha do estado. O espaço é totalmente voltado ao cultivo das tradições gaúchas e ostenta o segundo maior acampamento farroupilha do país, atrás apenas de Porto Alegre (RS).

Atualmente, Santa Catarina possui mais de 500 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e 1,6 mil piquetes. De acordo com informações do MTG/SC, o tradicionalismo movimenta cerca de 4 milhões de catarinenses e gera mais de R$ 1 bilhão/ano para a economia.

Voltar