Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/09/2013 - 18h30min

Destino da Udesc de Palmitos segue indefinido

Nova reunião com a reitoria foi marcada para dia 17 de setembro na Assembleia Legislativa
Imprimir Enviar

Três horas de uma audiência pública na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (10/09) não foram suficientes para que Palmitos conhecesse qual o destino do Campus da Udesc no município. Lideranças da região, deputados e a reitoria da universidade marcaram um novo encontro, para dia 17 de setembro na sala da presidência da ALESC.

Em pauta, novamente, a definição do curso que será instalado no município. “Não podemos sair de mãos abanando mais uma vez. Neste encontro, a UDESC terá que manifestar qual o destino que dará para o campus”, disse o deputado Marcos Vieira (PSDB) que presidiu parte da Audiência, logo após a ausência por compromissos agendados do presidente da Casa, deputado Joares Ponticelli (PP).

Para o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo, a questão principal é a falta de recursos para a instalar um novo curso. “Ouvimos, por meio de pesquisa, o anseio da região, e o curso mais apropriado é o de Engenharia Civil, mas para instalar precisamos de R$ 6,6 milhões ao ano. Uma segunda opção é o curso de Direito, mas que também necessita de investimentos. Ao todo seriam R$ 4,1 milhões ao ano”, explicou o reitor.

Por meio de pesquisa, foi identificado que a região gostaria de ter cursos como Medicina, Odontologia e Agronomia, mas pelo alto custo e ou por já ter outros cursos semelhantes no Oeste, as opções não foram consideradas pela Universidade.

A Udesc em Palmitos está instalada desde 2002, inicialmente com o curso de Enfermagem, com especialização em Saúde Pública, mas após mobilização de alunos e professores, o curso foi transferido para Chapecó.

A Udesc realizou um estudo para definir qual curso seria o mais interessante para a região e instalou o Curso de Tecnólogo Moveleiro, que atualmente tem apenas 19 alunos.

A questão do novo curso para Palmitos já foi debatida em 10 encontros, mobilizando viagens de lideranças do Oeste para a Capital.

“Não queremos mais nada do que nós temos direito. Caso contrário estamos dispostos a reivindicar tudo o que nós investimos, como um prédio próprio”, anunciou o prefeito de Palmitos, Norberto Gonzatti.

O deputado Marcos Vieira finalizou dizendo que não há como aumentar repasses para a universidade, e que a Udesc terá que fazer um esforço para dar uma contrapartida ao município, que perdeu o curso de Enfermagem. “Não podem vir e querer passar a bola para as outras pessoas. A Udesc tem que ser responsável e tenho certeza de que continuará sendo”, concluiu Vieira.

No encontro desta terça-feira, participaram além do presidente Joares Ponticeli e Marcos Vieira, os deputados Mauro de Nadal, Luciane Carminatti, Gilmar Knaesel, Dirceu Dresch, Mauricio Skudlark e Neodi Sareta.

Também participaram os prefeitos de Palmitos, Norberto Gonzatti, de Caibi, Dilair Menin e de Cunhataí, Marcos Theisen. Lideranças como vereadores, empresários, o presidente da Acaert, Pedro Peiter, presidente da ACIP, Elson Oto, secretário da SDR de Palmitos, ÉLio Godoy, como o ex-prefeito Ademar Henchen, também participaram do encontro.


Comunicação Deputado Marcos Vieira - PSDB
Giancarlo Baraúna - (48) 3221-2708/(48) 9627-9445
Ricardo Torres - (49) 3316-4500/(49) 9979-3197
Site: www.marcosvieira.adv.br / Twitter: @marcosvieiradep

Acompanhe Marcos Vieira


Marcos Vieira
Voltar