Projeto para piscicultura artesanal é pauta entre Alesc e Agricultura
O fortalecimento da piscicultura artesanal em Santa catariana foi pauta do presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), com o representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Sérgio Wincker, gerente de Aquicultura e Pesca.
Conforme De Nadal, o objetivo do encontro foi o fortalecimento da piscicultura artesanal em Santa Catarina. “A piscicultura vem ganhando espaço no meio rural catarinense, com destaque para sindicatos e associações que a cada ano crescem. Por isso a necessidade de pensarmos projetos que fortaleçam o setor”, destaca o presidente da Alesc.
De acordo com a Epagri, o estado é o quinto maior produtor de peixes de água doce do Brasil, tornando a produção fonte de renda para mais de 30 mil agricultores. “A ideia é auxiliar essas associações com equipamentos que possam ser divididos entre os piscicultores, como equipamento individual, tarrafas e redes de de pesca, por exemplo”, pontua Mauro De Nadal.
O governo do Estado já possui uma linha de apoio para o melhoramento da piscicultura em Santa Catarina. “Queremos incentivar ainda mais, com a doação desses, podemos chamar de kits, para melhorar o trabalho das famílias que buscam na criação de peixes uma fonte extra ou até mesmo a principal, de renda.”
O projeto ainda será debatido com representantes da Epagri para, de fato, estruturar um kit com equipamentos que facilitarão a vida dos piscicultores.
Simone Sartori
Jornalista
(48)9137 7124