Deputados recebem e apoiam trabalhadores da Casan em greve
Os deputados da Bancada do PT receberam e manifestaram-se a favor dos servidores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que estiveram na Assembleia Legislativa (Alesc) em busca de apoio às suas reivindicações.
O deputado Fabiano da Luz, líder da bancada, disse que os servidores estão numa luta para serem ouvidos pelo governo do Estado e que se deparam com grande dificuldade de diálogo.
“Não é nada difícil para o governo terminar com o movimento. Basta ouvir, valorizar e atender a categoria que só quer um pouco de valorização e respeito”, frisou.
Fabiano disse que o pleito não é só garantir a Casan pública, que isto é uma necessidade básica para o Estado, mas é realizar o concurso, valorizar a carreira, atender aos pedidos. “O servidor da Casan tem valor e merece ser respeitado. Contem conosco”, frisou.
Os trabalhadores cobram o cumprimento da promessa do governador Jorginho Mello, que na campanha assumiu compromisso com o Sintaema assinando uma carta comprometendo-se com as reivindicações listadas pela categoria.
“Compromissos que o próprio governo assumiu quando candidato, assinou e agora parece que o papel sumiu”, cobrou Fabiano.
“Durante a campanha, o governador Jorginho Mello assumiu o compromisso de atender suas demandas, mas agora, no governo, parece ter esquecido suas promessas”, emendou o deputado Rodrigo Preis.
Na tribuna, Preis enfatizou a importância da valorização dos trabalhadores da Casan para que possam continuar prestando serviços essenciais à população de Santa Catarina.
“A gente sabe da importância de vocês que trabalham de sol a sol para levar água para as nossas residências e a gente vê a falta de funcionários, as dificuldades, as tentativas de sucateamento com vistas à privatização. Queremos uma companhia fortalecida com servidores efetivos. Pedimos à diretoria da empresa e ao governo que olhem para estes trabalhadores.”
O deputado Neodi Saretta conversou com os servidores e destacou que é importante ter um acerto com a empresa, devido à sua importância. "Que o governo dialogue para que se chegue logo a um acordo para manter este importante trabalho público."
A deputada Luciane Carminatti articulou, na Alesc, para que eles tivessem um espaço de fala na tribuna, mas a maioria dos líderes, principalmente da base do governo, deliberou para os servidores se manifestarem na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento