Deputados querem bombeiros em todos os municípios catarinenses
Hoje apenas 60% das cidade de Santa Catarina têm serviço próprio de bombeiros.
As demais precisam esperar por atendimento de cidades vizinhas
Durante a instalação da Frente Parlamentar de Apoio aos Bombeiros Voluntários,
ocorrida nesta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Matheus Cadorin (Novo), que por oito anos liderou o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, foi escolhido como um dos coordenadores do grupo. A corporação joinvilense é a mais antiga instituição do gênero no Brasil, fundada em 1892.
A frente parlamentar foi proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso, que também demonstrou preocupação com o Projeto de Lei 4.363/01, aprovado na Câmara dos Deputados, que pode tornar ilegal o funcionamento de corporações de bombeiros voluntários em todo o país. O senador Esperidião Amin (PP/SC), que participou da solenidade de forma remota, por vídeo, se comprometeu a atuar para que o projeto seja profundamente debatido no Senado.
A nova frente parlamentar também buscará pressionar o governo do Estado pela garantia de repasses de recursos e equipamentos aos bombeiros voluntários, além de ter como objetivo defender o fortalecimento das corporações de bombeiros voluntários de Santa Catarina, com a expansão do serviço para mais cidades.
“Queremos que os 295 municípios catarinenses tenham bombeiros prestando serviços e salvando vidas. Quando o cidadão está em perigo, ele quer bombeiros, e não importa se eles são voluntários ou militares”, destacou o deputado Matheus Cadorin.