Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/04/2015 - 18h39min

Deputados derrubam veto e aprovam criação do Observatório da Violência contra a Mulher

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima é autora do projeto que cria o observatório. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Em decisão unânime na Assembleia Legislativa, os deputados derrubaram o veto do Governo do Estado ao Projeto de Lei 122/2013, de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), e será criado o Observatório da Violência Contra a Mulher em Santa Catarina. “Foi uma vitória de toda a população do nosso estado”, comemorou a deputada, logo após a votação, na sessão desta quarta-feira (29).

Ana Paula destacou o momento histórico vivido pelo Parlamento tanto no debate do projeto nas comissões técnicas como na aprovação em Plenário. “Agora, teremos condições de sistematizar as informações e ter um diagnóstico real de como se manifesta a violência em nosso estado e quais as regiões onde há maior incidência desses crimes. Com esses dados organizados de maneira detalhada pelas instituições, poderemos apresentar as políticas públicas adequadas para mudarmos a cultura da violência. Precisamos urgente dessa mudança de comportamento. Quando uma mulher é agredida, violentada, toda a sociedade é atingida”, completou a parlamentar.

Os debates dos deputados e a votação foram acompanhados por representantes de dezenas de entidades e movimentos que defendem os direitos das mulheres. Na terça e quarta-feira, a mobilização em apoio à aprovação do projeto do Observatório incluiu mostra de vídeos no hall de entrada da Assembleia com denúncias sobre agressões físicas e psicológicas. Faixas e cartazes com fotos chocantes de vítimas também foram mostrados no plenário para sensibilizar os deputados a respeito da situação em Santa Catarina, apontado como o terceiro estado em número de registros de agressões às mulheres no país.

Linete Martins
Assessora de Imprensa
(48) 3221-2680

Voltar