Deputado Volnei Morastoni participa da diplomação de vereadores, prefeito e vice-prefeita de Itajaí
O deputado Volnei Morastoni (PT) representou, ontem à noite (18), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina na cerimônia de diplomação dos 21 vereadores, 16 suplentes, prefeito e vice-prefeita eleitos em Itajaí. O evento aconteceu no tradicional Clube Guarani. Na cerimônia, a juíza da 97ª Zona Eleitoral, Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, que conduziu as atividades, parabenizou o deputado Volnei Morastoni por diplomar seu próprio filho, Thiago da Silva Morastoni (PT), quarto vereador mais votado de Itajaí no pleito de 2012.
Entre os rituais de diplomação, a música Gente Humilde, letra de Chico Buarque e Vinícius de Moraes, deixou os cidadãos que lotaram o auditório, reflexivos: “São casa simples / Com cadeiras na calçada / E na fachada / Escrito em cima que é um lar / Pela varanda / Flores tristes e baldias / É gente humilde / Que vontade de chorar”.
Representando os vereadores, Maurílio Moraes (PSD) ressaltou em seu discurso a importância do contato com a comunidade: “O pleito será cobrado a cada dia do mandato”.
A juíza Sônia, que fez o discurso de encerramento, enfatizou a ética, que deve estar à cima das estratégias. Para sustentar seu argumento, citou o sociólogo Max Weber, conhecido pelas críticas à burocracia enquanto estratégia de dominação.
De forma catedrática, a juíza enfatizou a importância da autonomia dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário, como forma de assegurar a democracia. “O poder freia o poder”, comentou.