Deputado Saretta relata falta de medicamentos na rede SUS
O deputado Neodi Saretta (PT) usou a tribuna para relatar a falta do medicamento Entecavir 0,5 mg, utilizado para o tratamento de doenças graves como a hepatite. Saretta, que é presidente da Comissão de Saúde, encaminhou ao governo do Estado e ao Ministério da Saúde um pedido para que o fornecimento do remédio seja feito com urgência, já que não pode haver interrupção devido à gravidade das doenças tratadas.
Saretta explica que está sendo sugerido aos pacientes a substituição do Entecavir por outros dois medicamentos, o Tenofovir e Lamivudina. Entretanto, para fazer a troca, o paciente deverá, obrigatoriamente, passar por nova consulta e avaliação médica, além de uma nova justifica para a solicitação. “Lamentavelmente mais um medicamento está faltando. São remédios de uso contínuo que o paciente não pode ficar sem. Por isso faço um apelo ao Estado e ao Ministério da Saúde para que retomem com urgência o fornecimento deste e de outros medicamentos que estão em falta.”
Saretta falou também que, mesmo o paciente tendo condições de adquirir o medicamento em farmácias, é difícil encontrar, pois a distribuição é quase que exclusiva da rede SUS.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310