Deputado Saretta propõe campanha para incentivar doação de medula óssea
Hoje, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil amostras investigadas. Como o número de doadores é considerado baixo, o deputado Neodi Saretta (PT) encaminhou uma indicação ao secretário de Estado da Saúde, solicitando a criação de uma campanha educativa de conscientização para aumentar o número de doadores de medula óssea em Santa Catarina. "Sabemos da dificuldade de se encontrar um doador compatível, por isso propus a realização de uma campanha incentivando a doação", disse Saretta.
Qualquer pessoa com boa saúde e idade entre 18 e 55 anos pode se cadastrar como doador de medula óssea. Para isso é preciso procurar um hemocentro, preencher um formulário. Em seguida, é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10 ml para testes. Os testes determinam as características genéticas que são necessárias para a averiguação de compatibilidade entre o doador e o paciente.
Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado, que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que necessitam de um transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares e, por fim, para realizar a doação. " É uma atitude tão bonita e tão simples que pode salvar vidas afinal, quem precisa de transplante tem pressa", enfatiza Saretta.
Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Fone: (48) 3221 2664 / 9984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310