Deputado Saretta pede instalação de Patrulhas Rurais em municípios do interior
O deputado Neodi Saretta (PT/) pediu na manhã desta quinta-feira (12), na tribuna da Assembleia Legislativa (Alesc), que seja restabelecida a Patrulha Rural de Xanxerê e instituídas outras em municípios bases ou sedes do meio rural. Segundo o deputado, os moradores das zonas rurais de Santa Catarina estão vivendo um pesadelo com o aumento da criminalidade e a Patrulha Rural da Polícia Militar implantada em Xanxerê teve resultados bastante positivos. “Durante o período em que atuou, foram 21 meses de mapeamento das principais rotas de fuga de traficantes e contrabandistas pelo interior, o município tornou-se um exemplo a ser seguido”, elogiou.
Infelizmente, segundo Saretta, este trabalho foi desativado por falta de recursos financeiros. “Por isso propusemos na Alesc algumas indicações para que se criem patrulhas em mais cidades, como foi na região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), em Xanxerê”, afirmou. O deputado contou que além de furtos têm sido comuns casos de roubo, violência e de famílias inteiras de agricultores sendo feitas reféns de bandidos. “Seara, onde o efetivo é baixo, tem sofrido com furtos de equipamentos agrícolas e animais”, completou.
O deputado defendeu que sejam chamados os excedentes de concursos da Polícia Militar que foram aprovados e têm condições de atuar no interior. “Embora há dificuldades econômicas, não podemos deixar questões essenciais do Estado em segundo plano como a segurança, que é uma absoluta prioridade.”
Saretta disse que as comunidades têm clamado diariamente para que se aumente o efetivo policial e a Patrulha para garantir segurança nas áreas rurais. “O fato de saber que existe um veículo, uma viatura se deslocando na região cria a sensação de segurança à população e alguma intimidação para aqueles que estejam pensando em cometer alguma infração. “Há um velho hábito no interior de deixar as portas abertas das casas, mas infelizmente isso já não é mais a realidade nas comunidades rurais. O agricultor que já sofre com as dificuldades para se manter no campo, para produzir alimentos, sofre também agora com o temor de crimes bárbaros como ocorreu em Arabutã, Seara, Xavantina e em outros municípios”, comentou.
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento